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Romã

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 26.04.14

 

A romã é uma das frutas mais antigas que se conhece e, provavelmente, a fruta com maior capacidade medicinal comprovado.

 

 

A romã é rica em vitamina C e tem um poder antioxidante muito elevado.

O sumo de romã tem um conteúdo em polifenois três vezes superior ao do vinho tinto e do chá verde. Deste modo, o seu elevado teor de polifenois reduz a oxidação colesterol LDL (mau colesterol).

 

 

Funções:

. Antimicrobiana: a romã é eficaz na eliminação de bactérias prejudiciais ao nosso organismo;

. Melhora a função cardíaca: vários estudos apontam que o sumo de romã ajuda a prevenir a formação das placas de gordura nas artérias;

. Anti-tumorais: a romã inibe o crescimento das células cancerígenas e aumenta a apoptose (morte celular) no cancro da mama, próstata e colon;

. Saúde óssea: sumo de romã diminui a perda óssea.

 

Dicas para utilização da romã:

. Escolha romãs pesadas, casca rija, fina, brilhante e macia;

. Deve conservar as romãs em local fresco e escuro (durante um mês) ou no frigorífico (até 2 meses);

. As sementes podem ser conservadas no frigorífico durante 3 dias ou congeladas num recipiente hermético até seis meses.

. Adicione as sementes da romã a saladas ou sobremesas;

. O sumo de romã pode ser usado para fazer marinadas, molhos, vinagretes e geleia.

 

 

 

#Receita de snack de iogurte e romã #

Ingredientes:

. Iogurte natural sem adição de açúcar

. 1 Colher de sobremesa de cacau

. 1 Romã

Preparação:

Misture todos os ingredientes e está pronto :)

 

 

# Receita de salada fresca com romã #

Ingredientes:

. Alface frisada e rúcula

. 1 Tomate médio

. Queijo fresco magro (cortado aos cubos)

. 1 Romã

Preparação:

Misturar os ingredientes e temperar a gosto

 

# Receita de molho de romã e mirtilos para temperar frango ou peru #

 

Ingredientes:

. 2 Chávenas de chá de sumo de romã (100%)

. 1 Chávena de chá de mirtilos frescos ou congelados

. 2 Colheres de sopa de mel

. 2 Colheres de sopa de sementes de sésamo

. Raspa de 1 limão

 Preparação:

Deite o sumo de romã e o mel numa panela e deixe levantar fervura.

Adicione os mirtilos e cozinhe em lume brando, mexendo de vezem quando, até as bagas abrirem (10 a 20 minutos). Adicione a raspa de limão e as sementes de sésamo e deixe arrefecer.

 

 

 

publicado às 15:26



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