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Quinoa # Uma opção saudável!

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 19.04.15

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A quinoa é considerada um alimento completo pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação). A Academia de Ciências dos Estados Unidos qualifica-a como o melhor alimento de origem vegetal para integrar o regime  alimentar do ser humano, sendo selecionada pela NASA para integrar a dieta dos Astronautas em voos espaciais de longa duração, devido ao seu extraordinário valor nutritivo!

 

As suas sementes são ricas em vitaminas, minerais, proteínas e fibras, conhecidas por aumentar a saciedade, diminuir o apetite e melhorar o funcionamento intestinal, regular o colesterol e até o açúcar do sangue.

 

A quinoa tem um sabor muito suave e, por isso, é fácil de introduzir na alimentação de adultos e crianças, podendo acompanhar qualquer prato de carne, peixe ou frango, sendo um ótimo substituto, por exemplo do arroz.

 

Nenhuma das suas espécies (branca ou vermelha) contém glúten, o que pode constituir uma mais-valia para quem tem intolerância ao glúten.

 

Por ser fonte de proteínas (cada 100g possui 12g), ajuda no fortalecimento muscular, principalmente depois das atividades físicas. A sua riqueza em cálcio, ferro e ácidos gordos ômega 3 e 6 podem reduzir riscos cardíacos e o colesterol. A quinoa, à semelhança dos cereais, fornece um bom aporte de hidratos de carbono.

 

Como usar a quinoa na alimentação

A quinoa pode ser encontrada em grãos, flocos ou farinha.

 

Com leite ou iogurte 
Salpique os grãos inteiros ou os flocos na granola, acompanhada por leite ou iogurte. Além dos benefícios gerais, aporta mais fibras ao prato, garantindo a saciedade.

 

Substituindo a farinha de trigo 
Eliminar a farinha branca é sempre bom e, com a farinha de quinoa é possível fazer bolos, tortas, pães e biscoitos mais funcionais.

 

Misturado em sumos
Colocar uma colher de farinha de quinoa em sumos acrescenta boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco aos nutrientes que as frutas já oferecem.

 

Com frutas
Colocar os grãos, flocos ou a farinha de quinoa na salada de frutas é uma ótima opção de lanche após os exercícios, uma vez que as frutas são fontes de hidratos de carbono e a quinoa, de proteínas – dois nutrientes indispensáveis para prática de exercício físico.

 

E na salada
Seja na versão em flocos, salpicada sobre as folhas, ou na versão em grãos, que pode ser utilizada como base e acrescentar textura diferente ao prato.

 

 Mais sobre alimentos sem gluten aqui!

 

publicado às 10:45



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