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Petiscos # Quais as melhores opções

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 12.08.14

 

Os petiscos, típicos de Verão, nem sempre são saudáveis… mas sempre muito apetecíveis!

 

Hoje vou dar-lhe algumas dicas e informações de alimentos disponíveis em snacks, esplanadas e bares de praia, para fazer (ou tentar fazer) as melhores escolhas:

 

- Perceves, ameijoas, camarões:

 

Camarões: apresentam um bom valor proteico, de ómega 3 e água

Ameijoas: ricas em ferro e vitamina B12 (nutrientes excelentes para melhorar anemia)

Perceves: ricos em vitaminas do complexo B, selénio e zinco (potentes antioxidantes)

 

Estes petiscos têm um valor calórico, relativamente, baixo e podem ser uma boa escolha, mas tenha atenção ao método de confeção.

Pois, 100g de camarões cozidos tem, sensivelmente, 90 kcal e 100g de camarão frito tem cerca de 200 kcal!!!

 

E não abuse nos “acompanhamentos”, normalmente, cerveja e pão!

 

-Caracóis:

 

Baixo valor calórico, sendo 80% do seu peso água!

Para quem aprecia, ai está uma ótima opção :)

 

- Tremoço e amendoins:

 

Dois alimentos completamente diferentes:

1 pires de tremoços: 100 kcal

Rico em fibras (promove a saciedade ao longo do dia, diminuindo a sensação de fome)

 

1 pires de amendoins: 600 kcal

Apesar de os amendoins, também, terem características nutricionais interessantes, para quem quer perder ou manter o peso deverá consumi-los com moderação.

 

Ambos devem ser sem (com pouco) sal!

E, mais uma vez tenha atenção aos “acompanhamentos” .

 

- Chouriço, paio, presunto:

 

Alimentos ricos em gordura saturada (“má”), valor calórico elevado e excessivamente salgados.

 

A “melhor” opção é o presunto (menos quantidade de gordura), comparativamente, com os outros enchidos/fumados.

 

Ora veja: 100g de presunto tem cerca de 13g de gordura e 100g de chouriço de porco tem à volta de 53g de gordura/100g (é diferente não acha?).

 

- Salgadinhos (rissóis, bolos de bacalhau)

 

“Lixo” alimentar! Alimentos muito calóricos e valor nutricional muito baixo!

1 bolo bacalhau (25g): 140kcal

 

 

Faça sempre escolhas conscientes :) e não se esqueça que nos petiscos, como na alimentação em geral, "a dose pode fazer o veneno".

 

E se é o caso BOAS FÉRIAS :)

 

publicado às 19:00



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