Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Guia para uma Cozinha Internacional Saudável

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 13.08.14

 

Se vai viajar em breve registe estas notas que lhe podem ser uteis :)

 

Estas sugestões vão ajudá-lo a saborear o exótico sem perder o controlo das calorias, gordura, colesterol e sódio.

 

Cozinha Chinesa

 

 

Prefira: pratos refogados ou guisados (peça que sejam preparados com pouco óleo) ou cozinhados a vapor, peixe estufado, e sopas agridoce.

 

Evite: os fritos em geral. Wontons fritos, crepes, tostas de camarão e arroz frito. Para limitar o sal, peça que o seu prato seja preparado sem sal nem glutamato de sódio. Peça o molho de soja (contém um elevado teor de sódio) e outros molhos à parte.

 

Cozinha Francesa

 

 

 

Prefira: marisco cozinhado a vapor, aves assadas no forno, saladas com temperos à parte, e molhos à base de vinho ou de tomate, com bordelaise ou o provençal.

 

Evite: sopa de cebola francesa (com elevado teor de sódio e rica em gordura se tiver queijo), molhos muito gordos (béchael, holandês ou béarnaise), croissants e patês.

 

Cozinha Grega

 

 

Prefira: plaki (peixe cozinhado com tomate, cebolas e alho), kebabs de frango (frango assado com tomate, cebolas e pimentos) ou salada grega (molhos sempre à parte).

 

Evite: pratos com muito óleo ou manteiga, com baba ghanouj (entrada à base de beringela) e baklava (sobremesa à base de massa de filo, manteiga, nozes e mel). Para limitar o sódio, evite azeitonas, anchovas e queijo feta.

 

Cozinha Italiana

 

 

Prefira: marinara (tomate com alho e cebolas), marsala (à base de vinho), molho de ameijoas e massa primavera com vegetais frescos um fio de azeite. Pratos de peixe e de frango preparados de forma simples também são boas escolhas.

 

Evite: massa recheada com queijo ou carne gorda e pratos com molhos de natas ou manteiga. A vitela parmesão (cozinhada com queijo parmesão) tem adição de gordura.

 

Cozinha Japonesa

 

 

Prefira: arroz a vapor, massa soba ou udon, ykisoba, yakitori (frango teriyaki), shumai (massa recheada cozinhada a vapor), tofu, sukiyaki, kayaku gohan (vegetais e arroz).

 

Evite: tempura de camarão ou vegetais, frango, katsu, tonkatsu (porco frito), camarão panado, tofu frito (queijo de soja).

 

Cozinha Mexicana

 

 

Prefira: peixe grelhado, camarão e frango com molho à base de tomate, malaguetas e cebola. Peça tortilhas de milho (têm menos gordura e calorias do que as de farinha) desde que não sejam fritas. Para acompanhamento, peça arroz ou feijão (preto, frade ou puré de feijão). Certifique-se com o empregado de que os acompanhemntos não são cozinhados com gordura (banha).

 

Evite: pratos com grandes quantidades de queijo, natas e guacamole. As batatas podem ter bastante gordura e calorias.

 

Boa viagem e boas férias ou bom trabalho :)

 

Fonte: A Dieta da Clinica Mayo

publicado às 13:11



Mais sobre mim

foto do autor



Detox Original! 10% Desconto com o código: DINORABASTOS


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog