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Frutas oleaginosas # Boas merendas

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 02.07.14

 

 

As frutas oleaginosas  (amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha-do-pará e nozes, entre outras) são ricas em nutrientes importantes para nosso corpo como proteínas, fibras, vitamina E, selênio, zinco, cobre e magnésio.

 

Mais de metade da sua composição está na forma de gorduras, mas apenas uma pequena quantidade dessa gordura é saturada (“gordura má”). A maior parte da gordura presente nas oleaginosas é de “boa qualidade" (ômega 3, 6 e 9), essencial para o bom funcionamento do organismo, auxiliando na redução do "mau" colesterol (colesterol LDL).

 

As nozes são as oleaginosas que apresentam o maior conteúdo de ômega 3 e 6. A avelã é a que contém maior teor de ômega 9.

Por serem ricas em antioxidantes, as oleaginosas reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e algumas formas de cancro. As frutas oleaginosas, especialmente nozes e avelãs, também são importantes fontes de fitosteróis (substâncias encontradas em plantas e que podem ajudar a diminuir o colesterol).

 

São ótimas opções para serem consumidas nos lanches da manhã ou da tarde. São faceis de transportar e acondicionar e AINDA promovem uma maior saciedade ao longo do dia. Ideais para levar para a praia :)

As frutas oleaginosas podem ser adicionadas nas saladas ou iogurtes.

 

O ideal é escolher as versões sem sal.

 

 

Devido ao alto teor calórico, o consumo diário deve ser moderado, limitando-se a poucas unidades.

 

Pode comprar em qualquer supermercado.

 

publicado às 08:58



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