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Exercício Físico... Um passo para a saúde!

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 31.03.14

 

“Não consigo fazer exercício físico!”

É uma frase muito usual, e de facto há muitas razões declaradas pelas pessoas que as impossibilitam de iniciar ou manter a prática de exercício físico regular.

 

É inquestionável que a prática de exercício físico é fundamental para a integridade da nossa saúde e bem-estar.

 

Pensar nas vantagens e desvantagens do exercício físico pode ser um estímulo á iniciação de uma vida ativa.

 

Ora aqui vai uma listagem de efeitos benéficos do exercício físico (será que te consigo convencer?)

 

. Nas emoções e no humor;

. Na auto-estima geral e física;

. Na ansiedade, na resposta ao stress e na depressão;

. Nas capacidades cognitivas e intelectuais;

. Na qualidade de vida;

. Na melhoria de parâmetros fisiológicos (regulação da glicose no sangue e da pressão arterial, melhoria na circulação, diminuição da gordura no sangue e nas artérias e melhoria da capacidade respiratória)

 

 

 

Algumas dicas que te podem ajudar a ultrapassar algumas barreiras:

 

“Não tenho tempo”

Mas será que não tens mesmo tempo? Podes tentar planear um horário diário para te ajudar a encontrares tempo para o exercício. Divide a prática em 3 períodos de 10 – 15 minutos diários (pode sem um bom inicio);

 

“Não dá jeito” (“suo muito”, “”estrago o penteado”)

Pensa nas vantagens do exercício físico e avalia se este serão motivos válidos!!!!

 

 

“Não gosto”

Existe uma variedade enorme de possíveis atividades que podes escolher. Umas mais intensas e vigorosas, outras mais tranquilas. Podes praticar sozinho ou acompanhado, em locais fechados ou ao ar livre. Procura que encontras uma modalidade que te satisfaça.

 

“Não tenho jeito”

Seleciona uma atividade que se adeque a ti e PRINCIPALMENTE evita comparações. Estabelece metas e objetivos possíveis de atingir. Á medida que a tua performance melhora a tua auto-estima também.  

 

 

“Estou fora de forma”

Começa devagar, deixa o teu corpo habituar-se ao exercício. Rapidamente te sentirás em forma.

 

“Sou muito velho”

 Começa por uma marcha lenta e vai aumentando de acordo com a tua capacidade.

 

A inclusão de atividade física como estratégia no controlo de peso é essencial na preservação da massa magra e manutenção de peso perdido.

 

 

BOM TREINO!

publicado às 09:13



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