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Diário de uma Magra # Dieta da Banana

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 30.08.14

 

A “nutrição” faz parte do meu dia-a-dia, SEMPRE, estando a trabalhar ou não. Há muita curiosidade sobre tudo que envolva comida, alimentos, super-alimentos, dietas, e há também várias opiniões, sugestões, etc.

 

Num momento de relaxamento, num "spa de beleza" :), mais uma vez começo a ouvir: “a banana é uma fruta que eu nem lhe toco, muito calórica”… “aliás toda a fruta é calórica”… “a maça ainda pode ser”… “cozida… fruta fresca… saladas de fruta”, etc. etc. Raramente, entro nestas discussões, muito menos quando a conversa não é comigo. Mas, como uma das senhoras me conhecia pediu a minha opinião! E, assim, lá tive eu que entrar na conversa.

 

Só para deixar este ponto já esclarecido:

 

Mas, o mais interessante é que com esta conversa fiquei a conhecer mais uma dieta que o seu objetivo é a perda de peso: a “Dieta da Banana”.

 

Conhecem? Já fizeram?

 

Confesso que conheço muitas “dietas”, umas mais equilibradas do que outras, algumas completamente descabidas, mas esta dieta não conhecia.

 

A “Dieta da Banana” foi criada pela farmacêutica japonesa Sumiko Watanabe para o seu marido Hitoshi Watanabe. Esta dieta tornou-se esta muito popular no Japão e, posteriormente, nos outros países.

E porque a banana?

Segundo a autora, as bananas possuem amidos e enzimas que auxiliam na digestão, melhorando o trânsito intestinal e os processos digestivos, contribuindo para a saciedade e para o emagrecimento.

 

A “Dieta da Banana” não implica a obrigatoriedade de ingerir bananas a todas as refeições do dia. Esta dieta consiste em comer 4 bananas ao pequeno-alomoço companhada de 2 copos de água morna ou um chá de sua preferência e tudo sem açucar. Esta mistura forma um gel que demora a ser digerido, aumentando a sensação de saciedade.

 

Recomendaçãoes para as outras refeições:

 

. Almoço: praticamente todos os alimentos são permitidos. Apenas. Os doces e os fritos devem ser evitados. A base desta refeição é: cereais integrais, peixe, legumes e saladas. Apela à importancia em reduzir as quantidades.

. Lanche: uma peça de fruta à escolha.

. Jantar:  deve ser feito antes das 20h e muito ligeiro.

. Ceia: não é permitida! Uma vez que, a “Dieta da Banana” recomenda que no máximo à meia-noite o individuo já esteja a dormir, e se puder se deitar antes, melhor. O ideal é ter um período de quatro horas entre a última refeição ou e o horário de dormir.

 

Outras curiosidades sobre a dieta:

. Os alimentos devem ser muito bem mastigados, para nos dar a plena sensação do sabor e a consciência do que a ingerir;

. A água é a única bebida permitida.

 

A “Dieta da Banana”, como a maioria das dietas da moda, acabam por ter algum fator positivo.

 

Na minha opinião, o ponto positivo desta dieta é o facto de desmistificar que a banana não é um “lobo mau” dos regimes de emagrecimento!

 

No entanto, a banana deve ser introduzida no nosso dia-alimentar de forma saudável e equilibrada, assim como todas as frutas. Deste modo, apresenta efeitos benéficos na saúde.

 

A banana é uma fonte de várias vitaminas (vitaminas do complexo B e vitamina A), minerais, onde se destaca o magnésio, o ferro e o potássio. E, intervém em muitos sistemas do organismo, pode combater a insónia e o stress e a irritabilidade na TPM.

 

Contem triptofano, aminoácido percursor da serotonina. A serotonina é responsável pelos processos de regulação de humor, sono e ajuda a relaxar, ajudando a diminuir o estado de depressão, ansiedade e stress.

 

As fibras aumenta a saciedade.

 

Em conclusão, apesar de muitas pessoas associarem o consumo de banana ao ganho de peso, este só pode ser associado a uma má alimentação, desequilíbrio entre gasto energético e ingestão calórica ou desequilíbrio hormonal. Assim, o consumo de banana quando moderado e equlibrado, não pode ser associado ao ganho de peso e pode ser ingerido por quem está de dieta.

 

A banana é um alimento que deve estar incluído na nossa alimentação, sem medo e sem culpa!

 

Dica da Nutri:

 

Coloque a banana no microondas alguns segundos.

Adicione canela a gosto e 2 gotas de limã;

Mastigue devagar e aprecie :)

 

 

 

Beijinhos e bom sábado,

 

 

Fotos: adaptadas da Google

publicado às 15:25



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