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Alimentos que ajudam a combater a inflamação (e a gordura abdominal)!

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 29.05.16

 

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Os alimentos com propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a reduzir a inflamação do organismo, ajudando a prevenir as consequências negativas para a saúde a longo prazo.

 

Quando a inflamação diminuir vai sentir-se com mais energia, maior bem-estar e vai perceber que a perda de peso e redução da gordura abdominal tornam-se mais fáceis!

 

Frutas e vegetais

Todas as frutas e vegetais, devido ao seu teor elevado de nutrientes e fibra, ajudam a combater a inflamação crónica, por isso certifique-se que inclui quantidades adequadas desses alimentos todos os dias.

Por exemplo: maçãs, bagas, brócolos, cogumelos, papaia, abacaxi, e espinafre.

 

Chá Verde

Uma bebida leve e ótima para ajudar a diminuir a sua cintura e para reduzir a inflamação. Os flavonoides do chá verde têm propriedades anti-inflamatórias naturais.

Alguns estudos revelam que os compostos do chá verde podem ajudar a reduzir a gordura corporal.

 

Gorduras Monoinsaturadas

Estas gorduras, saudáveis para o coração, ajudam a aumentar os níveis de colesterol HDL (“bom colesterol) e a reduzir a inflamação em geral.

Boas fontes incluem o azeite, amêndoas e abacate.

 

Ácidos Gordos Ómega 3

Alguns estudos demonstraram que uma dieta com uma elevada percentagem de omega-3 e uma baixa percentagem de ácidos gordos omega-6 tem sido associada á diminuição da inflamação.

Alimentos ricos em Omega-3 incluem as nozes, sementes de linhaça e peixes, como salmão, sardinha e cavala.

 

Especiarias/Condimentos

Algumas especiarias, incluindo o alho, açafrão, canela, gengibre e pimenta, têm uma forte capacidade de reduzir a inflamação.

Não se esqueça de as incluir nas suas refeições.

 

Cereais integrais

Ricos em fibras, os grãos integrais ajudam a controlar a resposta de insulina no organismo.

 

Água

Manter-se hidratado é essencial para a liberação de toxinas que causam inflamação.

Nunca esquecer de beber agua ao longo do dia!

 

Tente incluir alimentos anti-inflamatórios no seu plano alimentar diariamente e, claro, não se esqueça de evitar/eliminar os alimentos inflamatórios :)

 

publicado às 16:37


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