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Alimente o seu cérebro # Memória e Concentração

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 08.09.14

 

Apesar dos amplos estudos e dos avanços científicos, o funcionamento do cérebro humano ainda precisa de ser bastante estudado. Ele é um órgão vital e, assim como todos os órgãos, necessita de energia para exercer suas funções.

A alimentação saudável é fundamental para a saúde do seu cérebro. Só com uma alimentação equilibrada, completa e variada conseguimos atingir as nossas faculdades em pleno!

As bases para a saúde cerebral são:

. Alimentar-se de forma equilibrada, completa e variada;
. Consumir, diariamente, 1,5 a 2 litros de água;
. Praticar pelo menos 30 a 60 minutos de exercícios físicos diários;
. Praticar exercícios mentais moderados, como leituras, estudos, práticas de exercícios que requerem raciocínio;
. Evitar a ansiedade;
. Evitar o excesso de bebidas alcoólicas e o consumo de medicamentos químicos.

 

Antes de tudo, é importante desmistificar que não existe nenhum alimento, ou tipo de alimentação ou suplemento alimentar que nos confira uma “memória de elefante” da noite para o dia!

 

Vou referir, apenas, alguns exemplos de alimentos que o vão ajudar a melhorar a sua memória e concentração:

 

Vegetais de folhas verde-escuras (couve galega, brócolos e espinafre): Esta recomendação é mais direcionada para mulheres que pretendam engravidar.

Os legumes de folha verdesão ricos de ácido fólico, vitamina necessária à formação do sistema nervoso do feto. Também participa em reações químicas que regulam a conexão entre as células nervosas e influenciam o desempenho cognitivo.

O ácido fólico tem alguma influência no controlo a ansiedade.

 

Cereais integrais (massa, arroz, pão) batata, leguminosas (feijão, grão), fruta
Este alimentos são boas fontes de hidratos de carbono – glicose.

"A glicose é o principal combustível para o funcionamento dos neurónios cerebrais".

A hipoglicemia, ou seja a falta de glicose/açucar no organismo, pode comprometer o nosso raciocínio, atenção e concentração. Em casos extremos pode até levar ao coma.

ATENÇÃO:

. Após um jejum noturno é fundamental não esquecerdo pequno-almoço para repor os niveis de açucar e evitar falta de atenção/concentração;

. Cuidado com as dietas de emagrecimento com  baixo aporte de hidratos de carbono, podem comprometer a saude cerebral!

 

Maça, morangos, kiwi, tomate

Ricos em fisetina, umasubstânciaque favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais. A fisetina mantem a memória jovem e diminui o esquecimento.

 

Ovo

Fonte de colina, que participa da formação dos neurônios e repara as células cerebrais. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e aprendizagem.

Estudos recentes revelam que a colina é, quase, tão importante para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto como o ácido fólico.

Uma gema tem cerca de 130 mg de colina.

Outras fontes: salmão, soja, gérmen de trigo, feijão.

 

Peixes gordos (salmão, atum)

Sãoricos em omega 3, importante naprevenção de doenças degenerativas cerebrais
Também ajuda o cérebro a monitorar o humor bem como a memória e a concentração.

Os peixes, ainda, fornecem a vitamina D, que contribui para a atividade cerebral.

São, também, bons fornecedores de ferro. Este mineral, no nosso organismo, transporta o oxigênio para os tecidos, inclusive para o cérebro. Quando os níveis de ferro diminuem, o organismo fica com pouco oxigênio disponível, resultando em fadiga, perda de memória, concentração reduzida, apatia e perda de atenção.

 

Frutas vermelhas (mirtilos, framboesas)

Potentes antioxidantes, evitam o envelhecimento cerebral! Possuem flavonóides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória porque “protegem” os neurónios de agressões dos radicais livres e são capazes de reverter défices de memória. 

 

Laranja e maracujá

Ricos em vitamina C (potente antioxidante).

Previnem o cansaço, ajudam a combater o stress e melhoram a memória auxiliam no fortalecimento do sistema imunitário (defesas do organismo).

 

Leite

Possui um aminoácido, o triptofano, que ajuda a melhorar o desempenho do cérebro. O leite, também, permite um sono mais tranquilo, fundamental para se armazenar a informação.

 

Alface

Possui uma substancia, a lactucina, que atua como calmante.

 

 

Em suma, é preciso:

BOA NUTRIÇÃO

BEM-ESTAR GERAL

EXERCICIO FISICO e MENTAL

 

FOTOS: Google

 

publicado às 09:33


2 comentários

De Aloe Vera Lisboa a 10.09.2014 às 14:37

A Forever tem um tónico poderosíssimo para a concentração:
O Forever Ginkgo Plus, 100% natural
• Tonificante cerebral
• Excelente para combater o stress
• O ginkgo biloba é um lendário ‘tonificante do cérebro’ desde há 5 milénios.
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• Aumenta a circulação sanguínea cerebral e periférica (pés e mãos frias), ajuda a preservar a memória e a combater a fadiga mental.
Melhora o estado de espírito e os níveis de energia, aumentando a concentração, estado de vigilância e o metabolismo.
Excelente antioxidante para combater a ansiedade e o envelhecimento precoce.
http://aloeveralisboa.wordpress.com/produtos/suplementosalimentares/ginkgo-plus-2-2/#main

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