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Flash NUTRITION Interview # Emanuel Silva

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 25.09.14

 

 

 

Idade: 28
Peso: 88kg
Altura: 1.86cm
% gordura: 9.9%

O que representa a canoagem para ti?
A canoagem para mim representa uma forma de viver fantástica, pois graças á canoagem ganhei uma grande paixão por desporto, graças á canoagem conheço o mundo, graças á canoagem fiz novas amizades, graças á canoagem tenho contacto com novas culturas dos diferentes países que visito.
A canoagem e a alta competição fez de mim uma pessoa mais responsável, fez-me ganhar maturidade pois a modalidade assim exige.

Como e quando a canoagem entrou na tua vida?
A canoagem entrou na minha vida no ano de 1996 através de uma brincadeira, os meus pais têm um apartamento em Esposende onde íamos com frequência passar os  fim‑de‑semana e por vezes ferias, com as amizades que criei naquela cidade e como miúdo que era, brincava na rua com os meus amigos mas havia uma hora que eles tinham que ir embora pois iam para a canoagem treinar, então foi quando surgiu o convite de um amigo a ver se eu gostava de experimentar e então lá fui eu, para o clube Nautico de Fão.

Qual é a tua rotina de treinos?
A minha rotina de treinos parte por sessões de treino bi-diários, em média 20 a 22 horas de treino por semana, em que duas tarde por semana são de descanso, a quinta-feira e domingo nomeadamente.
Para prepararmos a nossa modalidade o melhor possível faço treinos de ciclismo, btt, corrida, natação, ginásio, por vezes treinos na neve Ski e claro os próprios treinos de rio.
Geralmente todos os dias da parte da manha faço os treinos de rio, depois segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira da parte de tarde faço os treinos de ginásio, á terça-feira de tarde faço corrida ou natação ou mesmo um treino de rio, ao sábado de tarde treino de ciclismo ou também treino de rio e domingo de manha geralmente treino de ciclismo ou btt.

A alimentação tem um papel fulcral no teu desempenho desportivo?
Sim a alimentação tem um papel importantíssimo não só na vida de um desportista mas também na vida de um cidadão comum.
Eu apartir de uma fase da época começo a ter muito cuidado com a alimentação pois sei que se tiver esse cuidado o meu desempenho e rendimento vai ser muito maior e melhor,
A fase da época é quando se começa a aproximar as competições pois os treinos começam a ser mais exigentes e a própria alimentação saudável fornece-nos muitas vitaminas para uma boa recuperação e recuperação mais rápida, para estarmos preparados para o dia seguinte.
Eu tenho um lema que é " o meu objetivo e ser como um carro de fórmula um leve e potente".

Relato o teu dia alimentar normal em dias de treinos, é possivel? :)
O meu dia alimentar é sempre a pensar no melhor, ao pequeno almoço tomo uma chávena de leite com café, 2 pães torrados com manteiga de amendoim, junto um queijo fresco com um pouco de doce de morango, e no final um copo de sumo de laranja.
Ao almoço como ao jantar o meu prato tem de ter sempre uma fonte de hidratos de carbono principalmente massa ou arroz, uma boa salada de preferência com atum, depois peixe ou carne branca, e sempre que posso evito fritos ou mesmo as carnes vermelhas.
Antes dos treinos da tarde tento sempre fazer um lanche ligeiro para me sentir bem no treino mas sempre com a preocupação de ingerir proteínas e hidratos de carbono.

A tua alimentação em época de provas altera muito?
Não altero muito a minha alimentação em alturas de provas porque ja faço uma alimentação muito adequada a treinos e competições, dias antes da competição dou mais prioridade aos hidratos de carbono, ter o stock bem atestado.

Alimentos que evitas? ( porque)
Eu sou uma pessoa muito gulosa e gosto de comer bem, mas claro que este estilo de vida não serve para um atleta de alta competição, evito comer fritos, evito as carnes gordas, os doces tenho de estar longe deles, e os refrigerantes gaseificados também tenho de passar ao lado, nao quer dizer que deves enquanto não sai da regra pois também temos de cometer o " pecado".

Alimentos que nunca faltam em casa?
Posso dizer melhor os pratos em vez de os alimentos que não dispenso,um bom prato de massa bolonhesa, uma boa salada tropical, ou mesmo um bom prato de peixe grelhado com batata á murro.

Tomas algum suplemento ? ( regularmente? Aconselhas?)
A questão dos suplementos é sempre um assunto delicado, sim tomo suplementos alimentares regularmente, pois dado ao nível em que estou, exigência dos treinos e das competições o corpo não consegue recuperar de um dia para o outro com um bom prato de salada ou de hidratos de carbono pois a quantidade ideal que devemos ingerir após um treino super desgastante, teríade ser uma quantidade enormissima, então os suplementos ajudam nos nesse sentido a repor o que gastamos o mais rápido possível para haver uma absorção mais rápida do organismo para uma recuperação mais rápido e eficaz.
Eu aconselho suplementos alimentares a pessoas que fazem actividade física diariamente pois um cidadão comum que trabalha 8 horas diárias depois ainda vai treinar mais duas isto diariamente vai ser exigente logo o corpo vai se ressentir e para isso existem os multivitaminicos que são bastantes bons e ajudam imenso.

Achas importante um aconselhamento nutricional para melhores resultados?
O acompanhamento e aconselhamento nutricional ou outra especialidade é muito importante, pois por vezes nos seres humanos pensamos que sabemos tudo e não é bem assim, podemos estar a fazer asneiras e a dar cabo da nossa saúde e para isso nao acontecer é que existem pessoas especializadas nas áreas que temos necessidade, nesta área da nutrição é muito importante o aconselhamento e acompanhamento, pois se queremos ter um estilo de vida saudável e não sabemos como fazer devemos sim procurar quem sabe e quem nos possa ajudar e depois cumprir a risca o aconselhado.

Qual é o teu próximo objectivo?
O meu objectivo passa sempre por representar o meu país e o meu clube o melhor possível chegando aos mais altos lugares do pódio, quanto aos meus objectivos pessoais passa por ser campeão olímpico pois ainda só fui vice, e também por ser o atleta português da canoagem com mais presenças olímpicas, apesar de ja ser considerado pela imprensa o melhor atleta de canoagem de todos os tempos.

Como é ser jovem atleta em Portugal?
Ser atleta em Portugal não direi que é difícil, pois Portugal reúne condições fantásticas para a prática da canoagem, bons rios, boas condições climatéricas, são dois factores muito favoráveis, quanto ás dificuldades, existem algumas pois a situação que o país passa não é fácil e estamos todos a ser penalizados, mas eu costumo dizer é deixar de lamentar e trabalhar com o que temos pois se não temos mais vamos acreditar que é porque não nos podem dar.
Pensamento sempre positivo o caminho faz se caminhando.

Um conselho para os jovens atletas?
O conselho que dou é que se têm sonhos na vida lutem por eles, tudo é possível, pode custar a chegar o de queremos mas com garra, ambição, determinação e profissionalismo chegam lá pois os adversários não são mais do que nos tem dois braços duas pernas igual a nos por isso as palavras chave, trabalhar e acreditar.

Sonho: ser campeão olímpico e ser o atleta português com mais presenças olímpicas

Um objectivo profissional: um dia ser treinador para poder ensinar e passar aos mais novos tudo o que aprendi, tudo o que sei e fazer deles melhores que o Emanuel Silva.

Um momento inesquecível: estar a espera que dissessem o meu nome para subir ao pódio dos jogos olímpicos e receber a medalha, depois olhei para o céu e disse não há limites consegui.

Prato preferido: Tudo o que tenha como base massa

Perco a cabeça com ( pecado gastronômico): uma boa posta de bacalhau frita com batata frita e cebolada acompanhada com arroz seco.

Um lema de vida: Não desperdices as oportunidades que a vida te proporciona.

Era impossivel terminar sem publicar isto: 

 

JOGOS OLIMPICOS

 

- VICE CAMPEÃO OLÍMPICO K2 1000m (Londres, 2012)

- 10º JOGOS OLÍMPICOS PEQUIM K1 1000m (Pequim, 2008)

- 7º JOGOS OLÍMPICOS ATENAS K1 1000m (Atenas, 2004)

 

CAMP. DO MUNDO E TAÇAS DO MUNDO

 

- Campeão do Mundo k2 500m (Duisburg, Alemanha, 2013)

- Campeão do Mundo Juniores K1 500 m (Komatsu, Japão, 2003)

- Vice-Campeão do Mundo Juniores K1 1 000 m (Komatsu, Japão, 2003)

- Vencedor da Taça do Mundo Júnior K1 500 m (Regata Int. Racice, Rep. Checa, 2003)

- Vencedor da Taça do Mundo Júnior K1 1 000 m (Regata Int. Racice, Rep. Checa, 2003)

- Vencedor da Taça do Mundo Júnior K1 500 m (Azewinkel, Bélgica, 2002)

- Vencedor da Taça do Mundo Júnior K1 1 000 m (Azewinkel, Bélgica, 2002)

 

ANO 2011

- 4º Lugar I Taça do Mundo Seniores k1 1000m (Poznan, Polónia)

- 1º Lugar I Taça do Mundo Seniores k4 1000m (Poznan, Polónia)

- 3º Lugar II Taça do Mundo Seniores k2 1000m (Racice, R. Checa)

- 3º Lugar II Taça do Mundo Seniores k4 1000m (Racice, R. Checa)

 

CAMPEONATO da EUROPA

 

ANO 2011

- 1º Lugar Campeonato da Europa de Seniores k4 1000m (Belgrado, Sérvia)

- 3º Lugar Campeonato da Europa Seniores k2 500m (Belgrado, Sérvia

ANO 2010

- 4º Lugar Campeonato da Europa Seniores k2 1000m (Trasona, Espanha)

- 2º Lugar Campeonato da Europa Seniores k2 500m (Trasona, Espanha)

ANO 2007

- 3º Lugar Campeonato da Europa sub 23 K1 1000m (Sérvia, Belgrado)

ANO 2006

- Campeão da Europa de Sub-23 k1 1000m (Atenas, Grécia)

ANO 2005

- Campeão da Europa de Sub-23 (Plovdiv, Bulgária)

 

 

 

 

"VICE CAMPEÕES DO MUNDO Eu disse que íamos fazer tudo para colocar o desporto português na boca do Mundo e conseguimos.
UNIDOS SOMOS MAIS FORTES ... VIVA A PORTUGAL"

Emanuel Silva

 

Todos os nutricionistas deviam ter a oportunidade de trabalhar com atletas deste nivel...

Obrigada Emanuel :)

publicado às 02:09



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