Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Perguntas e Respostas # Açúcar

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 04.09.14

 

Recebo muitas mensagens com dúvidas sobre o açúcar (porque será? :) )!

 

Açúcar vicia? O açúcar engorda? Preciso de açúcar para viver? Quando como açúcar fico mais feliz, porquê? Que quantidade de açúcar devo comer? (…)

 

Vou tentar responder a todos… e não ser muito radical!

 

Mas, primeiro gostava de deixar esta nota:

 

Ninguém tem falta de açúcar (ou doce) em termos de equilíbrio do organismo! Antes de a cana-de-açúcar ser descoberta ninguém fazia depender a sua vida do açúcar.

 

Outra questão é que os doces criam dependência.

 

O açúcar, de facto, interfere com algumas hormonas cerebrais (serotonina e dopamina) que proporcionam bem-estar. O efeito não é igual ao causado pelas drogas, mas sim, “mexe” com o cérebro e com o corpo. São dependências diferentes, mas ambas têm um mecanismo viciante pertencentes à categoria dos vícios que se acrescentam à natureza.

Comer açúcar (ou produtos com muito açúcar) proporciona bem-estar porque aumenta o açúcar no sangue e, consequentemente, aumenta os níveis de serotonina.

 

Perder o controlo da quantidade ingerida ou ficar mal-humorado quando não come um docinho são alguns dos sintomas do excesso ou falta do açúcar.

Mas, não é apenas o “açúcar branco” ou chocolates ou gomas que têm este efeito. Sabia que, se você petiscar batatas fritas, salgadinhos e pão branco, o amido desses alimentos pode se transformar rapidamente em açúcar no sangue? Sim… é verdade!

 

Não querendo ser radical (mas se calhar sendo), EVITE (não ingira) açúcar e todos os produtos açucarados. Pois, são promotores do excesso peso / obesidade, viciantes… Enfim, pouco saudáveis!

 

Dicas da Nutri:

 

. As fibras (presentes nas saladas e legumes, por exemplo) promovem saciedade, não deixam a glicose subir nem tem o efeito “ rebound” da hipoglicemia. E o seu intestino agradece :)

. A fruta, vegetais e lacticínios, também tem açúcar na sua constituição, mas as fibras e proteínas desses alimentos retardam o pico da glicose.

. Alimentos ricos em proteínas magras, como carne, frango, peixe, iogurte, ovos ou shakes, tem alto poder de saciedade porque são digeridos lentamente. E não causam picos de glicose no sangue.

. Mesmo que você não leia a palavra açúcar no rótulo, ele pode estar lá “escondido”. Exemplos: néctar de agave, xarope de arroz marrom ou de frutose, dextrose ou suco de cana evaporado. Atenção!!!

 

Uma boa dica para lidar com a compulsão: evite ter doces em casa.

 

Não se pode dizer que o açúcar e os produtos fabricados com açúcar (na maioria das vezes COM MUITO AÇUCAR) são uma necessidade básica do organismo, PORQUE NÃO SÃO! 

 

Desafio da Nutri:

 

 

 

Mais sobre o açúcar/adoçantes:

http://dinorabastos.blogs.sapo.pt/adocantes-sim-ou-nao-13029

 

Mais sobre o chocolate e o cacau:

http://dinorabastos.blogs.sapo.pt/cacau-e-chocolate-5227

 

publicado às 11:27



Mais sobre mim

foto do autor



Detox Original! 10% Desconto com o código: DINORABASTOS


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog