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Diário de uma Magra # Consultas de Nutrição

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 08.02.15

CONSULTAS.jpg

 

publicado às 21:41

Flash NUTRITION Interview # Sofia Aparício

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 08.02.15

Sofia Aparício iniciou sua carreira aso 13 anos de idade e ficou conhecida por ser a manequim mais camaleônica de Portugal. Venceu o concurso Miss Wonderland em 1990 e Look of The Year em 1992. Sua carreira televisiva só começou em 1996 e atualmente trabalha como atriz em filmes, séries e novelas.

 

Bem conhecida do grande público pelo seu trabalho como manequim, atriz e apresentadora, a relações públicas Sofia Aparício confessa que adora comer, embora as suas preferências não recaiam nos doces.

 

Sofia Aparicio 1.jpg

 

             B.I.

Idade: 44

Peso: 60kg

Altura: 1.77m

Profissão: Atriz

 

Tens um corpo fantástico…

Tens algum cuidado de beleza (exercício físico?) que não abdicas?

Na realidade não tenho nenhuma rotina na minha vida. Tenho hábitos alimentares saudáveis (acho eu…) e já há algum tempo que ando a ‘’viver dos rendimentos’’, como costumo dizer, pois fiz bastante desporto quando era mais nova e agora há já bastante tempo que não faço nada (pelo menos regularmente).

 

Parte do corpo que mais gostas? E se pudesses trocavas alguma?

Gosto dos meus ombros. Quanto a trocar alguma coisa no meu corpo, há muitos aspectos que gostava que fossem diferentes, mas vivo muito bem com o meu corpo.

 

És geneticamente magra ou fazes algum esforço para estar sempre em forma?

Não sei responder a essa pergunta porque quando era criança era gordinha. Hoje em dia não faço grande esforço para manter o peso mas tenho pavor de engordar.

 

Tens algum cuidado com a alimentação? Quais?

Como tudo o que quero, mas não quero comer o que as outras pessoas normalmente querem comer. Não gosto muito de doces, não como carne porque não gosto, não gosto de refeições que me façam sentir pesada e menos ágil… a partir daqui, como tudo o que me apetece.

 

3 Alimentos que evitas (e porque)?

Carne e doces não evito, não como porque não gosto. Leite condensado, evito porque só de pensar nele me sinto culpada ;)

 

5 Alimentos que não dispensas (e porque)?

Batatas, Queijo, Ovos, tudo o que seja verde (grelos são os meus legumes preferido), Tofu.

 

Descreve um dia alimentar normal para ti? Ou não tens absolutamente nenhuma rotina?

Pequeno-almoço: pão com queijo e galão

Almoço: Depende do que vou fazer à tarde…

Lanche: Depende

Jantar: Depende

… pois, na realidade não tenho rotina nenhuma…

 

Quando achas que “sais da dieta” tentas compensar no dia seguinte?

Se por acaso como de mais por qualquer motivo, sinto necessidade de compensar nas refeições seguintes porque não gosto de me sentir pesada. Acho que não é uma coisa consciente.

 

Recuperaste o peso habitual com facilidade?

Não costumo ter grandes alterações de peso.

 

Com a vida agitada e ocupada que tens há tempo para treinar? (Como fazes e como é o teu treino normalmente?)

Haveria tempo se eu fosse mais organizada e mais empenhada mas a verdade é que sou muito preguiçosa para ir ao ginásio.

 

Há pressão para estar sempre em forma por ser figura pública? Como lidas com isso?

Sou eu quem exerce pressão sobre mim a todos os níveis.

 

Um sonho: Voar

Um objetivo profissional: Ser sempre competente em tudo o que faço

Um momento inesquecível (carreira): ainda há-de vir

Prato preferido: pescada cozida com grelos, ovo e batatas

Perca a cabeça com (“pecado gastronómico”): Açorda feita pela senhora que me criou

Um lema de vida: Vive e deixa viver

 

Sofia Aparicio.jpg

Muito obrigada e sucesso!

publicado às 20:31

Radicais Livres # Antioxidantes

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 05.02.15

Os radicais livres são moléculas produzidas naturalmente pelo organismo durante processos como respiração e produção de energia. Essas moléculas reagem com componentes do corpo, podendo causar diversos danos à saúde. Para evitar e neutralizar a ação dos radicais livres, o organismo produz moléculas chamadas antioxidantes. No entanto, o problema acontece quando ocorre um excesso de radicais livres e a quantidades de antioxidantes naturais são insuficientes para neutralizar a sua ação, contribuindo dessa maneira, para o envelhecimento precoce e até mesmo o surgimento de várias doenças.

 

Antioxidantes x Perda de Peso 


A relação entre os antioxidantes e o controle do peso também é conhecida. Algumas dessas substâncias têm ação anti-inflamatória, ou seja, além de combater os radicais livres, diminuem a inflamação no corpo. E quanto menos inflamado, o organismo responde melhor ao processo de emagrecimento.

Por isso, para potencializar o emagrecimento, vale aumentar a quantidade de alimentos com ação antioxidantes consumidos. Veja abaixo as principais substâncias antioxidante e onde encontrá-las:

 

Licopeno: está em alimentos de cor vermelha como o tomate, melancia, morango, goiaba, pitanga, beterraba.

Betacaroteno: encontrado em alimentos de cor amarelo-laranja como a cenoura, abóbora, mamão, damasco, manga, batata-doce.

Flavonoides: encontrado em alimentos como o chá verde, brócolis, salsa, suco de uva integral, nozes e chocolate amargo.

Vitamina A: presente em alimentos como fígado, gema de ovo, leite, manteiga, folhas verde-escuras, frutas e hortaliças de cor amarela e laranja.

Vitamina C: está nas frutas cítricas (laranja, kiwi, acerola, abacaxi, entre outras), tomate e pimentão.

Vitamina E: encontrada em alimentos como óleos vegetais, gema de ovo, frutas oleaginosas, gérmen de trigo e manteiga.

Selênio: disponível em cereais integrais, leite, manteiga, pão integral, aveia, salmão, camarão e oleaginosas.

Cobre: achado em alimentos como fígado, nozes, leguminosas e cereais integrais.

Zinco: está no leite, queijos, ovos, fígado, leguminosas, farelo de trigo, carnes e nozes.

 

Fonte: Nutrição P & Saudavel

publicado às 22:36

Tangerina # Vitamina C

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 05.02.15

 

A tangerina é rica em vitamina C, A e vitaminas do complexo B, contém também bioflavonoides e apresenta quantidade razoável de sais minerais com cálcio, fósforo, sódio, magnésio, potássio e ferro.

 

A vitamina C age como antioxidante que reforça as defesas e previne contra o envelhecimento precoce das células. O mineral potássio também contribui com a saúde cardíaca, já que ele é responsável pelo bom funcionamento cardíaco e pela transmissão dos impulsos nervosos.

 

Trata-se de uma fruta pouco calórica e por isso pode ser incluída na alimentação das pessoas que necessitam de restrição de calorias. É eficaz na prevenção de gripes e constipações, hipertensão arterial e prisão de ventre. É diurético e considerada calmante.

 

Além de ser consumida in natura, pode ser amplamente utilizada na forma de sumos e geleias.

 

Conhece receitas gostosas com tangerinas?

 

publicado às 22:25

Perímetro Abdominal # Perímetro da Anca

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 01.02.15

C:\Documents and Settings\itau\Ambiente de trabalh

 

A gordura corporal distribui-se em “forma de maça” ou em “forma de pera”.

 

Se a gordura se localiza mais na zona da cintura ou tronco, diz-se que é forma de maçã”, mas se a sua localização é preferencialmente na zona da anca e coxas, diz-se que se distribui em “forma de pera”

 

A determinação da relação entre o perímetro da cintura e da anca fornece informação útil sobre a distribuição da gordura, a qual tem um papel importante nas doenças relacionadas com a obesidade, uma vez que uma distribuição abdominal da gordura (corpo em forma de maçã) está associada a maiores riscos para a saúde do que uma distribuição periférica (corpo em forma de pera).

 

A gordura abdominal – na zona da cintura - está relacionada com o risco metabólico (Riscos Associados: Desenvolver problemas de saúde associados à obesidade como a diabetes, doenças cardiovasculares, pressão sanguínea elevada).

 

Meça o Perímetro Abdominal com uma fita métrica, entre o rebordo inferior da última costela e a crista ilíaca (zona correspondente à cintura).

C:\Documents and Settings\itau\Ambiente de trabalh

 

Nível de Risco

Masculino

Feminino

Risco Aumentado

≥ 94

 ≥ 80

Risco Muito Aumentado

≥ 102

 ≥ 88

 

Se o seu resultado deu “Risco aumentado” ou “Risco muito aumentado” consulte um profissional de saúde, para um aconselhamento adequado à sua situação.

 

publicado às 15:24

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