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QUANDO FAZER TREINO AERÓBIO? ANTES OU DEPOIS DO TREINO DE FORÇA?

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 08.12.14

exercicios-aerobios-anaerobios[1].jpg

 

Sim, eu sei hoje é feriado! Dia de descanso, lazer e muita preguiça.

Mas, para iniciar a semana ativo, com energia e muita força, o post de hoje é para o motivar à prática de exercício físico ;)

 

E para isso... mais um excelente artigo da Equipa do Espaço Saúde.

 

__________________________________________

 

"Modalidades de treino aeróbio: Corrida, Trail, Cycling, Body CombatTM, Body AttackTM, Power JumpTM entre outras

Modalidades de treino de força: Musculação, Ginástica Localizada, GAP, Bum Bum Brasil, Core, BodyPumpTM entre outras)

 

O exercício aeróbio ANTES do treino de força pode ser usado para AUMENTAR a resistência física e a capacidade cardiopulmomar. Quando praticamos o exercício aeróbio exigimos mais do nosso metabolismo, fazendo com que o corpo trabalhe mais e aumente a frequência ventilatória e o consumo de oxigênio muscular. Isto faz com que treine a resistência, aumentando o tempo no exercício e recrutando diversas vias metabólicas.

 

O exercício aeróbio deve ser feito DEPOIS do treino de força se seu objetivo for PERDER peso e/ou GANHAR massa muscular. O seu corpo leva cerca de 25 minutos para esgotar todo o stock de glicogénio e com, mais ou menos, 30 minutos começa a utilizar o stock de gordura. Então, se realizar a musculação antes do treino aeróbio, estará a fortalecer mais os músculos utilizando o stock de glicogénio como fonte de energia. Assim, quando terminar o treino de força, aumentará o consumo de oxigénio, estimulando o metabolismo da gordura e, estará pronto para iniciar o trabalho aeróbio com o seu metabolismo quase que totalmente direcionado para a queima de gorduras. Se o seu objetivo maior for o aumento do volume muscular, deverá realizar a musculação primeiro para evitar que o exercício aeróbio consuma toda a energia imediata que realizará para a hipertrofia. Assim, evitará que seus músculos entrem em fadiga e você terá uma melhor força e resistência para o treino de força.

 

Seja qual for o seu objectivo de treino, deve sempre consultar um profissional da actividade física para o avaliar e prescrever o seu plano de treino, quer seja em ginásio, piscina, aulas de grupo indoor ou outdoor."

 

A Equipa Espaço Saude

Espaço Saude

 

publicado às 13:03

Diário de uma Magra # "Sorvete" de banana e granola

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 06.12.14

           

Sorvete de Banana

 

Quantas vezes nos falta a imaginação para um snack saudável?

Que tal Sorvete de Banana e Granola?

 

Receita de “Sorvete” de Banana com Granola caseira:

                               

Ingredientes (para 4 pessoas):

. 5 Bananas médias

. 8 Colheres de granola

. (Mel)

 

*Granola caseira:

 

Ingredientes:

. 1 Chávena almoçadeira de aveia;

. 2 Chávenas almoçadeiras de mistura de frutas oleaginosas (nozes, amêndoas e avelas)

. ½ Chávena almoçadeira de maça desidratada com canela;

. 3 Colheres de sopa rasas de sementes de linhaça

. 1 Colher de sopa de sementes de sésamo.

 

Modo de preparação:

. Pré-aquecer o forno a 180º;          

. Misture bem todos os ingredientes e coloque a mistura num tabuleiro;

. Coloque o tabuleiro no forno;

. Vá mexendo, repetidamente, para evitar que apenas alguns do ingredientes fiquem tostados;

. Quando a mistura estiver torrada (atenção: NÃO DEVE QUEIMAR) pode retirar;

 

*Preparação do “Sorvete” de Banana com Granola caseira:

 

. Retire as bananas (congeladas) do congelador e, com uma liquidificadora, triture até obter uma mistura homogénea;

. Adicione a granola.

 

Pode servir como sobremesa, ao pequeno almoço ou lanche... Sabe sempre bem :)

 

Sugestão da Nutri:

. Para os mais gulosos: Adicione uma colher de sobremesa de mel ou doce de fruta a gosto.

. Experimente a granola com outras frutas**

 

Maça e granola

 

 

publicado às 16:48

Media # Manha CM # Dia Mundial da Diabetes

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 06.12.14

Dia Mundial da Diabetes na Manha CM (CMTV) com Nuno Graciano e Maya.

 

Mitos desvendados... Não perca!

 

Manha CM2

  

Manha CM - Dia Mundial da Diabetes

 

publicado às 15:08

Diário de uma Magra # Revista Flash # Maya - Guia Astrológico 2015

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 06.12.14

Flash

 

publicado às 14:04

Diário de uma Magra # Sopa Detox # Inhame, Espinafres e Gengibre

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 04.12.14

sopa detox.jpg

 

Com a chegada do tempo frio uma sopinha quente sabe sempre bem.

 

E que tal uma sopa detox?

Basta utilizar os ingredientes certos…

A minha escolha foi o inhame, os espinafres e o gengibre ;)

 

O gengibre, já muito abordado neste blog, tem propriedades antioxidantes, antieméticas e anti-inflamatórias… além, claro, do seu efeito termogénico (gasto de calorias).

 

O Inhame é um tubérculo pouco utilizado na nossa culinária, mas com propriedades nutricionais muito interessantes. Destaca-se a capacidade de baixar o “mau” colesterol, melhora o funcionamento intestinal, fortalece o sistema imunitário e ainda apresenta baixa quantidade de gordura.

 

Os espinafres, alimento responsável pela força do Super Heroi Popeye, são riquíssimos em vários nutrientes, nomeadamente, ácido fólico, ferro, potássio, vitamina k, cálcio e fosforo, ainda possui vitamina C, A e antioxidantes.

 

Este “shot de saúde” é fácil de preparar e ajuda a a manter a linha.

 

Receita da Sopa Detox

Ingredientes:

. Água

. Inhame

. Espinafres

. Gengibre

. Aipo

. Azeite

. Flor de sal e pimenta a gosto

. Alecrim a gosto

 

Modo de preparação:

. Numa panela coloque, sensivelmente, um litro de água e deixe ferver, em seguida adicione o inhame. Deixe cozinhar até meio da cozedura. 

. Adicione os restantes ingredientes e misture bem.

. Deixe cozinhar durante cerca de 30 minutos em lume brando. Quando os legumes estiverem macios desligue o lume e adicione o azeite, o sal e a pimenta.

. Triture os legumes e sirva polvilhando o alecrim a gosto.

 

Bom apetite**

 

 

publicado às 20:04

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