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Alimentos que parecem ser saudáveis, mas não são! # Chá em lata # Adoçantes # Bebidas desportivas

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 21.10.14

Chás em lata

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Os chás em lata possuem flavonoides, substâncias antioxidantes. Porém eles também apresentam grande quantidade de açúcar ou adoçante, semelhante à dos refrigerantes. Eles podem ser consumidos, de vez em quando, mas todos os dias não é recomendável".

Além disso, alguns tipos de chá são ricos em cafeína, que pode causar ansiedade e insônia.

 

Adoçantes

adoçante.jpg

 

Os adoçantes não são um problema por si só, mas o consumo excessivo deve ser evitado. Os efeitos do uso excessivo e prolongado de adoçante ainda não são conhecidos. Por isso, a recomendação é tentar variar o tipo de adoçante utilizado ao longo do dia.

Além disso, ao serem consumidos, os adoçantes emitem falsos sinais ao cérebro de que estamos ingerindo açúcar. Ao perceber o engano, o cérebro reage aumentando a vontade de comer doce. Os adoçantes na verdade acabam lembrando ao cérebro o prazer dos doces e perpetuando este desejo.

 

Bebidas desportivas

b desportivas.jpg

 

O problema destas bebidas é uma questão de finalidade. Elas são indicadas para aquilo que o próprio nome diz: para consumo após a prática desportiva intensa. As bebidas desportivas têm uma composição indicada para atletas que praticam mais de uma hora de atividade intensa. Logo, não são necessárias para o desportista comum, para quem água e uma dieta diária equilibrada são suficientes para mantê-lo saudável.

 

Fonte: Veja

Fotos: Google

publicado às 16:21

Diário de uma Magra # Minha Vida Comigo # Parceiros

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 20.10.14

vania castanheira.png

É com enorme prazer que irei colaborar com o blogue “Minha Vida Comigo”, da querida Vania Castanheira.

 

“Vânia Castanheira é uma força da natureza. Aos 31 anos, recém-casada, quando se preparava para ter filhos, descobriu que tinha cancro da mama. Apesar de todo o processo de tratamento ter sido doloroso e complexo, Vânia transformou-o numa experiência positiva, numa cura para a sua própria vida.

Com determinação e coragem, aproveitou para partilhar a sua experiência num blogue que se tornou um sucesso mundial: tem mais de 100 mil seguidores em Portugal e no Brasil.

A batalha de Vânia Castanheira não foi fácil mas foi importante para que ela hoje seja mais feliz. Acredita?”

 

Uma pessoa deliciosa… um blogue delicioso!

 

Esteja atento… O “Diário de uma Magra” vai lá estar :)

 

http://minhavidacomigo.com/

http://minhavidacomigo.com/parceiros/

 

Se ainda não teve oportunidade de ler a Flash NUTRITION Interview da Vania Castanheira, deixo aqui o link:

 

http://dinorabastos.blogs.sapo.pt/20090.html

 

Fonte: Revista Máxima (Cofina)

 

publicado às 17:23

Diário de uma Magra # Work with Love # CP Valongo do Vouga

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 19.10.14

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Dia Mundial Da Alimentação e A descoberta de novos sabores!

A neofobia (aversão a tudo que é novo) é muito frequente nas crianças, verificando-se uma recusa a novos sabores, odores e consistências.

 

Esta 6ª-feira, no ATL da CPVV para comemorar o Dia Mundial da Alimentação e com o intuito de desmistificar “a cor verde” dos alimentos, tão rejeitada pelas crianças, preparei um sumo de alface.

Contra o que eu estava à espera a maioria das crianças teve curiosidade em experimentar o sumo verde. É certo que nem todas gostaram, mas não houve uma recusa imediata.

 

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Alguns pais perguntaram-me a receita do “Sumo Detox” que preparei com as crianças... A receita é muito simples:

- Sumo de alface (alface e água): apenas triturei a alface com um pouco de água

- Sumo de alface com Laranja: ao sumo de laranja natural adicionei folhas de alface

 

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cc

Se o seu filho tem dificuldade em comer saladas e/ou legumes, tente juntar a sumos de fruta natural… é uma opção, normalmente, bem aceite pelas crianças!

 

publicado às 18:37

Media # Manha CM # Dia Mundial da Alimentação # Casos reais de perda de peso

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 16.10.14

Na Manha CM (CMTV) com o Nuno Graciano e a Maya!

 

Casos reais de perda de peso... dois testemunhos exemplares.

 

 

Cármen Ladeira e Paulo Conceição OBRIGADA pelo vosso testemunho!

 

publicado às 20:42

Uvas # Receitas: Sumo de uva detox e Salada de Peito de Peru e Uvas

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 15.10.14

Uvas.jpg

 

A uva é considerada um alimento funcional, vários estudos científicos demonstram suas propriedades nutricionais no controle de algumas patologias, nomeadamente, nas doenças cardiovasculares.

 

A uva é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais (ferro, cálcio e potássio).

 

Benificios nutricionais:

. Possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres, previne o envelhecimento e, ainda, apresenta actividade anticancerígena;

. A casca da uva rosada (mais escura) possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose;

 

Sugestão da Nutri:

 

. Sumo de Uva (integral)

 

. Sumo de Uva, Maracujá e Beterraba

 

Ingredientes:

. 1 chávena de bagas de uvas preta

. 3 Maracujas

. 30g de Beterrada

. (Sementes de chia, a gosto)

 

Modo de preparação:

Colocar os ingredientes num liquidificador até obter uma mistura homogenea;

. Acrescerntar água a gosto (mas de modo a não ficar muito liquido).

 

receita-suco-de-uva-integral-com-acai-graos-de-chi

 

 . Salada Fresca com Peito de Peru e Uvas

 

Ingredientes:

. 120g de peito de peru (cortado aos cubos)

. 1 chávena de uvas

. ½ chávena de melão (cortado aos cubos)

. Alface

. Agrião

. 50g de Crountons

. Salsa a gosto

. Tomilho a gosto

Modo de preparação:

. Junte todos os ingredeinetes

. Tempere com azeite, pitada de flor de sal e pimenta caiena!

 

salada.jpg

 

Bom apetite**

 

Fotos: Google

publicado às 11:02

Nutrição # Alimentação # Terapia da Fala

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 14.10.14

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Já pensou como a sua alimentação pode influenciar a sua fala?

A terapeuta Carina Fernandes Ferreira aceitou o meu desafio e explica-lhe tudo!

 

"O Terapeuta da Fala pode intervir desde os primeiros dias de vida até à terceira idade. É responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico de várias áreas: Comunicação, Linguagem, Articulação, Voz, Disfluência (gaguez), Deglutição (ato de engolir), Motricidade Orofacial (funções e estruturas da face e boca) e, ainda, Leitura e Escrita.


As estruturas da face desempenham funções importantíssimas como a respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala. Deste modo, se o desenvolvimento das mesmas ocorrer de forma equilibrada, ao logo da infância, estaremos perante um desenvolvimento normal. Contudo, se a estimulação destas funções for inadequada, poderão surgir disfunções ou alterações que necessitem de avaliação e intervenção terapêutica de um Técnico.


A sucção e a mastigação são as funções que mais propiciam um harmonioso crescimento facial, uma vez que, até ao completo desenvolvimento das estruturas orofaciais, a consistência alimentar é alterada de acordo com a faixa etária. Esta deve ser gradual, do líquido, do pastoso homogéneo para o pastoso heterogéneo, até chegar à alimentação “sólida passada” e, finalmente, introdução dos alimentos sólidos (como por exemplo – carne, pão, fruta, legumes, verduras, entre outros).


 A Terapia da Fala encontra-se intimamente ligada com a Alimentação. Não exactamente com o que se come mas como se come e suas interacções. 


Desde a amamentação, os bebés, exercitam por meio da sucção os músculos da face (lábios, língua, bochechas). Posteriormente, durante o ato mastigatório, trabalhamos vários músculos de extrema importância e activos no processo de produção dos sons da Fala. Referimo-nos aos músculos responsáveis pelo vedamento labial, abertura e encerramento da boca e a língua (um dos músculos mais activos durante a fala e a mastigação). 
Há que referir que, se esta estimulação não for conseguida de forma gradual e adequada, evitando também hábitos orais inadequados (chupeta e biberão por uso prolongado, sucção digital), poder-se-ão gerar consequências como hipotonia muscular (flacidez) e um crescimento orofacial desadequado, sendo que serão reflectidas ao longo do desenvolvimento da criança até à idade adulta. Perturbações articulatórias, Alterações da motricidade orofacial (padrão respiratório, mastigação, postura), Atrasos do desenvolvimento, são exemplos onde a valência da Terapia da Fala terá de intervir.
Ainda quanto à mastigação, é importante referir que, uma mastigação eficaz, fortalece os músculos da face, estimula a salivação, fracciona os alimentos em partículas menores, preparando-as para a deglutição. Uma mastigação eficiente é fundamental para uma boa digestão dos alimentos e favorece o equilíbrio nutricional do indivíduo. 


Aconselha-se assim uma alimentação variada, relativamente às consistências alimentares, pois desse modo a musculatura será beneficiada prevenindo as demais alterações. 
Salienta-se também a importância de uma boa hidratação que, além de todos os benefícios da água conhecidos, estes são fundamentais para manter a hidratação das cordas vocais (laringe), proporcionando boa qualidade vocal. 


Desta forma, a Terapia da Fala tem como meta terapêutica a melhoria da qualidade de vida dos utentes nas mais várias áreas de intervenção. Privilegia-se a interacção, articulação e partilha com outros profissionais (Médicos e Técnicos de Saúde, Professores e Educadores de Infância) intervenientes no processo de cada utente."

 

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  Carina Fernandes Ferreira

 

publicado às 09:27

Alimentos de Pura Felicidade e Bom Humor

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 13.10.14

collage.jpg

Que tal começar a semana cheia de humor e muita alegria?

 

Vamos afastar a depressão, mal-estar e o stress típico de uma segunda-feira?

 

Está irritado, mal-humorado, ansioso, impaciente, irritadiço, com vontade de chorar sem saber muito bem porquê?

Vou mostrar-lhe alguns alimentos que o podem ajudar!

 

Neste tema, é bem conhecido a efeito do chocolate/cacau em pessoas deprimidas, tristes e stressadas… Mas não é só o chocolate que pode ter um efeito benéfico neste estado de mal-estar. Pode escolher opções saudáveis e nutritivas com efeitos semelhantes.

 

Não acredita? Então experimente:

 

. Banana: fruta rica em hidratos de carbono e triptofano, responsáveis formação da serotonina (hormona de felicidade);

. Ovo: devido à sua riqueza em colina, permite-lhe a sensação de bem-estar. Ainda melhora a cognição e a memória e permite níveis de saciedade mais precoces;

. Pimenta: rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina (associada ao bem-estar e ao prazer) e estimula a produção de adrenalina que, por sua vez, aumenta o metabolismo (ou seja, gasta mais calorias);

. Aveia: rica em triptofano, que mais uma vez, leva à produção de serotonina.

 

Banana.jpg

 

Sugestão da Nutri: Banana com raspas de chocolate e 1 minutos no microondas**

 

Fotos: Google

 

publicado às 09:49

Diário de uma Magra # Snacks Saudáveis # Fruta Crocante

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 12.10.14

frubis1.jpg

Não é novidade a importância de não passar muitas horas sem comer!

Quando passa demasiado tempo sem comer acaba por chegar à refeição seguinte “esfomeado” pelo que, facilmente, ingere comida em excesso (e, a maioria das vezes, comida com valor calórico elevado e valor nutricional muito baixo).

 

Os lanches, merendas ou snacks entre as principais refeições são fundamentais para o controlo de peso e para diminuir todas as consequências negativas da descida (exagerada) de glicose no sangue (tais como: cansaço, apatia, irritabilidade, défice de atenção e concentração).

 

Há várias opções hoje vou falar da fruta crocante (fruta desidratada)... Um dos snacks que anda sempre comiga :) É fácil de transportar e conservar. 

 

Não é fruta fresca e o paladar é mais intenso e adocicado.

Como é desidratada, os nutrientes concentram-se e, por essa razão, o valor calórico aumenta. Ou seja, é equivalente à fruta, nas devidas doses. Ao comer 20 g está a fazer uma escolha sadia, idêntica à maçã, ingerindo 65-75 kcal.

 

Frubis foi a marca escolhida pela qualidade, variedade de frutas que apresenta: maça, pessego, ananás e morango! Mas, principalmente, porque tem o meu sabor preferido :)

 

Este snack é feito de 100% de fruta cortada em fatias finas que, posteriormente, são desidratadas para ficarem crocantes e estaladiças.

A minha escolha é o de ananás... tem um sabor, ligeiramente ácido, que eu adoro:)

ananas.png

 "Um snack de fruta tão crocante, tão natural e tão bom que até parece pecado."

 

PS1: Atenção aos rótulos, deve escolher as frutas desidratadas sem adição de açúcar!

 

Fonte e site a visitar:

https://www.facebook.com/frubisworld?fref=ts

http://www.frubisworld.com/

 

publicado às 09:15

Diário de uma Magra # Depois de alguns excessos

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 11.10.14

limão

Limão e gengibre os meus amigos!

 

publicado às 17:42

Diário de uma Magra # Pasteis de Belém # O sabor da Tradição

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 10.10.14

pastel belem 3

Como quero deixar um post docinho para o fim-de-semana, aqui fica a história do pastel de Belém…

Pastel belem 2

 

“No início do Século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, laborava uma refinação de cana-de-açúcar associada a um pequeno local de comércio variado. Como consequência da revolução Liberal ocorrida em 1820, são em 1834 encerrados todos os conventos de Portugal, expulsando o clero e os trabalhadores.

Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro põe à venda nessa loja uns doces pastéis, rapidamente designados por "Pastéis de Belém".

Na época, a zona de Belém era distante da cidade de Lisboa e o percurso era assegurado por barcos de vapor. No entanto, a imponência do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, atraíam os visitantes que depressa se habituaram a saborear os deliciosos pastéis originários do Mosteiro.

Em 1837, inicia-se o fabrico dos "Pastéis de Belém", em instalações anexas à refinação, segundo a antiga "receita secreta", oriunda do convento. Transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente, na "Oficina do Segredo".

Esta receita mantém-se igual até aos dias de hoje. De facto, a única verdadeira fábrica dos "Pastéis de Belém" consegue, através de uma criteriosa escolha de ingredientes, proporcionar hoje o paladar da antiga doçaria portuguesa.”

 

Não sou assim tão “fundamentalista” ;) … Também gosto de um pastel de Belém!

No entanto, como nutricionista, não posso terminar este post sem vos deixar esta informação…

Pastem belem inf.png

Ou seja, estamos a ingerir +/- 7 pacotes de açucar / Pastel de Belém (100g)!

Mas, como a nutrição não é só calorias, gordura e açucar… e a vida não é só restrições!

Vamos lá saborear o melhor Pastel de Belém :)

 

Pastel belem 1

Pastel Belem final.png

 

Beijinhos e bom fim-de-semana

Nó**

 

Fonte: http://www.pasteisdebelem.pt/

 

publicado às 10:07



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