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Diário de uma Magra # Estou de férias # Medo # Tentar ser saudável (sem stress)

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 06.07.14

 

 

 

Bom dia magrinhos, gordinhos e assim-assim!

 

Estou de férias… e vou tentar ser saudável SEM ansiedade, stress ou barafunda, por razões gastronómicas :(

 

Normalmente, ocupo muito tempo das minhas férias preocupada com tudo que envolva a alimentação. O que vou almoçar, jantar…Pequeno-almoço tardio. Ssiimmm, os horários descontrolados deixam-me mesmo fora de mim! ADORO a minha rotina.

 

Sempre com carregamentos de comida, porque nem sempre as opções que se encontram à venda são as mais adequadas (para mim)… Enervo-me (mas enervo mesmo, e o verbo é mesmo ENERVAR) quando não consigo comer o que quero e quando quero!

 

Enfim, transformo sempre um período de lazer, num período de grandes tormentas!

 

Desde o inicio do ano que estou a tentar fazer terapia de vários pontos da minha vida que impedem que eu seja simplesmente feliz! Não tem sido fácil, mas EU VOU CONSEGUIR.

 

Já (re-)ganhei o gosto pelo desporto e a minha alimentação tem sido mais equilibrada. Esta semana tenho outro desafio para vencer: SER, SIMLESMENTE, FELIZ NAS FÉRIAS!

 

Muito sol, muita praia, muita diversão e animação… Aqui vamos nós ;)

 

 

PS: Ontem começou bem :) comecei com "Oriental Mood" no Libertos e terminei a noite no Sétima Onda :) e SEM preocupações"alimentares".

 

Vou dando noticias ;)

 

Beijinhos,

Nó**

publicado às 12:27

Frutas oleaginosas # Boas merendas

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 02.07.14

 

 

As frutas oleaginosas  (amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha-do-pará e nozes, entre outras) são ricas em nutrientes importantes para nosso corpo como proteínas, fibras, vitamina E, selênio, zinco, cobre e magnésio.

 

Mais de metade da sua composição está na forma de gorduras, mas apenas uma pequena quantidade dessa gordura é saturada (“gordura má”). A maior parte da gordura presente nas oleaginosas é de “boa qualidade" (ômega 3, 6 e 9), essencial para o bom funcionamento do organismo, auxiliando na redução do "mau" colesterol (colesterol LDL).

 

As nozes são as oleaginosas que apresentam o maior conteúdo de ômega 3 e 6. A avelã é a que contém maior teor de ômega 9.

Por serem ricas em antioxidantes, as oleaginosas reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e algumas formas de cancro. As frutas oleaginosas, especialmente nozes e avelãs, também são importantes fontes de fitosteróis (substâncias encontradas em plantas e que podem ajudar a diminuir o colesterol).

 

São ótimas opções para serem consumidas nos lanches da manhã ou da tarde. São faceis de transportar e acondicionar e AINDA promovem uma maior saciedade ao longo do dia. Ideais para levar para a praia :)

As frutas oleaginosas podem ser adicionadas nas saladas ou iogurtes.

 

O ideal é escolher as versões sem sal.

 

 

Devido ao alto teor calórico, o consumo diário deve ser moderado, limitando-se a poucas unidades.

 

Pode comprar em qualquer supermercado.

 

publicado às 08:58

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