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Você está cansado de se sentir cansado?

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 10.02.16

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Você está cansado de se sentir cansado?

É certamente uma queixa comum a todos. 

 

O cansaço pode resultar do stress, falta de sono, sedentarismo e /ou de uma dieta pobre (faz-lhe lembrar o sei dia-a-dia?). 

Em consulta é frequente ouvir queixas de cansaço associadas a uma ingestão excessiva de café, bebidas ricas em cafeina e/ou produtos açucarados, numa tentativa de se sentirem despertos e sempre alerta. Mas, a solução não deve ser esta!!!

 

Felizmente, existem alguns hábitos no seu estilo de vida que podem ajudar afastar a fadiga, e sentir-se mais fortalecido e com mais vitalidade. Mudando a sua rotina vai ajudá-lo a encontrar o equilíbrio e a tranquilidade que precisa para enfrentar esta vida “louca”.

 

Impulsionadores de energia

 

Sono

Dormir pelo menos sete horas de sono por noite… Tenho certeza que você já ouviu isto milhares de vezes!

De facto, o sono está fortemente ligado à nossa sensação de bem-estar. Perder apenas uma hora de sono pode deixa-lo cansado durante dias. A falta de sono também pode causar um aumento nos níveis de cortisol (hormona do stress), e alterar os níveis hormonais no corpo - os que “desligam” os sinais de fome, e “ligam” os sinais de saciedade, conduzindo a um estado de fome mesmo quando já comeu o suficiente.

Esta combinação pode causar ganho de peso, ou fazer a perda de peso mais difícil.

 

Agua

Pelo menos oito copos de água por dia!

A desidratação, mesmo que suave, pode “roubar-lhe” energia. Se não aprecia água simples adicione algumas fatias de fruta fresca ou ervas aromáticas para obter um sabor diferente. 

 

Mexe-se!

Fazer exercício físico regular é fundamental!

Você não tem que ser um corredor olímpico... apenas sair de casa, dar um passeio, caminhar, correr. Se você não tem treinado, comece com pequenas metas e vá evoluindo mesmo que seja uma luta nas primeiras vezes. Você vai aumentar seus níveis de energia. 

 

Tome sempre o Pequeno-almoço

Este vai melhorar o seu metabolismo durante todo o dia, e ajuda-lo a fazer escolhas saudáveis ​​durante todo o dia. Troque o pão branco, cereais açucarados, ou produtos de pastelaria por escolhas mais saudáveis, como aveia, cereais integrais, iogurte, frutas, ovo, clara de ovo.

Certifique-se que inclui alimentos proteínas, hidratos de carbono e um pouco de gordura.

Uma queixa comum "Eu não tenho fome de manhã!"... Atenção, não tem que ser uma grande refeição!!! Uma peça de fruta ou um iogurte já o vai ajudar a manter os níveis de energia, e silenciar esse desejo de chocolate ao fim do dia. E, devagar vai-se habituando a tomar um bom pequeno-almoço.

 

Coma “pouco” e muitas vezes

Comer mini-refeições ao longo do dia vai permitir que os níveis de energia e de açúcar no sangue permaneçam constantes e, consequentemente, ajuda a afastar a fome (e correr para a máquina de venda automática para um lanche calórico e pobre nutricionalmente). Prepare lanches saudáveis para levar consigo, ​​como as frutas oleaginosas (nozes, amêndoas), fruta fresca, cereais integrais ou legumes crus.  

 

Coma alimentos "verdadeiros"!

Evite alimentos muito processados/refinados carregados de açúcar e sal.

Procure ingerir mais alimentos integrais, alimentos ricos antioxidantes, vitaminas e minerais. O nosso corpo precisa destes nutrientes para ser saudável e ter energia.  

Alguns exemplos:

. Ácidos gordos ómega 3 - (presente no peixe gordo 1-2 vezes por semana, como salmão, sardinha, ou atum; linhaça, nozes)

. Antioxidantes - estes estão presentes em vários alimentos integrais, alimentos com cores vibrantes, muito coloridos (frutas, legumes)

 

Tenha cuidado com o Álcool

O álcool é um depressor, causando diminuição da energia. Ele também pode causar distúrbios do sono, deixando-o sem o sono que você precisa para se sentir descansado no dia seguinte.

 

Avalie o seu estado nutricional

Identifique eventuais deficiências nutricionais na sua dieta que podem estar a causar fadiga. As deficiências em certas vitaminas e minerais podem conduzir ou contribuir para o cansaço e fadiga.

 

O seu nutricionista pode ajudá-lo a construir um plano de refeições saudáveis, com as porções certas para si.

 

Links Relacionados:

Alimentos de Pura Felicidade e Bom Humor

Diário de uma Magra # Super Energia # Maca

Alimente o seu cérebro # Memória e Concentração

 

publicado às 23:24



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