Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Suplementação # Whey Protein pode causar diabetes... Use mas não abuse!

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 12.09.15

C:\Documents and Settings\fteixeira\Ambiente de tr

 

O desporto, treinos de manutenção, treinos de intensidade, as caminhadas, a bicicleta, os exercícios ao ar livre, estão a começar a entrar na rotina do Portugueses. Consequentemente, a suplementação é um tema cada vez mais abordado e discutido.

Mas, mais uma vez é impossível colocar “todos no mesmo saco”! As nossas necessidades (ou não) de suplementação vão variar em função do nosso objetivo, a nossa capacidade física, do tipo de treino que fazemos, do nosso estado geral de saúde.

A Whey Protein é um suplemento com características e funções interessante, mas, novamente, não indicada para todos.

Antes de tomar qualquer suplemento procure a ajuda de uma profissional que lhe dê informações válidas!

Hoje tropecei neste artigo que explica bem que a moderação é (quase) sempre a melhor opção!

 

"Estudos mostram que os aminoácidos presentes nos suplementos whey protein e BCAA agem no metabolismo resultando no acúmulo de insulina no sangue -- o que pode causar a doença

 

A gordura somada à ingestão de leucina e BCAA são fatores que aumentam a resistência do organismo à insulina, o que pode causar um stresse pancreático e levar o organismo a desenvolver um quadro de diabetes.

 

Estudos mostram que a ingestão de suplementos como whey protein (suplemento à base de proteína) e BCAA (suplemento de aminoácidos de cadeia ramificada) pode provocar mudanças no metabolismo da glicose e resistência à insulina, o que pode levar ao desenvolvimento de diabetes no futuro.

 

A suplementação alimentar popularizou-se com a moda fitness, provocando um aumento no consumo de whey protein e BCAA por atletas (que nem sempre necessitam de suplementação). Os suplementos são conhecidos por estimular a síntese proteica e favorecer a retenção de proteínas no corpo, levando ao aumento de massa muscular. As substâncias também podem aumentar a perda calórica e promover a saciedade.

O problema é que a leucina, o aminoácido responsável por todos os benefícios citados acima, também prejudica a regulação da glicose no organismo, aumentando a resistência à insulina.

 

Segundo um estudo realizado pelo pesquisador Christopher B. Newgard, da Universidade Duke, nos Estados Unidos, a leucina estimula a proteína mTOR, que regula a resistência à insulina e induz o ganho de massa muscular. Quando estimulada de maneira prolongada e consumida em altas doses, porém, a substância pode favorecer a resistência à insulina. Isso diminui a captação de glicose pelas células e a insulina se acumula no sangue, causando a hiperinsulinemia.

 

"Uma dieta rica em gordura combinada à ingestão de leucina e BCAA são fatores que aumentam essa resistência do organismo à insulina. Por isso, o mais indicado é uma dieta balanceada. A resistência à insulina afeta o pâncreas, podendo levar o organismo a desenvolver um quadro de diabetes", explica Maria Fernanda Barca, endocrinologista da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com a endocrinologista, os principais sintomas da resistência à insulina são: cansaço, sensação de moleza, tonturas e sudorese, principalmente após jejuns prolongados ou após grande ingestão de hidratos de carbono. Algumas pessoas também podem mostrar escurecimento da pele na região do pescoço, axila e virilha. Se não tratada, a resistência à insulina pode levar ao pré-diabetes e, ainda mais grave, ao diabetes que exigirá um tratamento para o resto da vida.

 

Jacqueline Anversa, nutricionista, explica que os suplementos podem ser consumidos desde que os adeptos da atividade física regular façam acompanhamento médico. "A maioria das pessoas que frequenta ginásios não faz uma quantidade de exercícios que justifique a suplementação alimentar e acaba ingerindo uma dose muito alta dessas substâncias. Consultar um profissional para recomendar a dosagem correta é essencial para evitar problemas futuros", explica."

 

Use mas não abuse. Porque, a dose faz o veneno!

 

Links Relacionados:

Suplementos Myprotein 

 Alimentação/Treino / Massa Muscular:

http://dinorabastos.blogs.sapo.pt/alimentacao-treino-massa-muscular-80291

Crossifit / Suplementação: 

http://dinorabastos.blogs.sapo.pt/crossfit-nutricao-suplementacao-80999

 

 

Fonte: Veja*

Foto: Google

 

publicado às 10:18



Mais sobre mim

foto do autor




Esbelt Brazilian Bodywear: 10% Desconto!

Esbelt Europe

Detox Original! 10% Desconto com o código: DINORABASTOS


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog