Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Proteína & Vegetal

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 07.02.16

vegann.jpgQuando você ouve falar em "proteína", provavelmente, pensa logo em carne ou peixe.

Mas você pode querer considerar a substituição por algumas fontes vegetais. Alimentos como grãos de soja, cereais integrais, frutas oleaginosas, sementes e alguns legumes podem constituir uma fonte proteica interessante e com baixo teor de gordura saturada e, ainda, contêm fitonutrientes que podem ajudar a prevenir algumas doenças. 

 

Alguns alimentos que eu adoro e que apresentam uma boa quantidade de proteína:

 

Espargos

Uma chávena e meia de aspargos cozidos tem mais de 6 gramas de proteína - que é aproximadamente o mesmo que um ovo grande.

Este alimento fornece também ácido fólico (uma vitamina importante especialmente para as mulheres em idade fértil), vitamina C, ferro e mais de 2 gramas de fibra por chávena.

Grelhados ou cozidos ao vapor os espargos fazem pratos maravilhosos.  

 

Aveia

A aveia apresenta cerca de 5-6 gramas de proteína por chávena.

Ela fornece beta-glucana, um tipo de fibra solúvel que ajuda a diminuir o colesterol no sangue.Os hidratos de carbono complexos da aveia combinados com proteínas e fibra vão ajudar mantê-lo satisfeito durante mais tempo.

Eu uso a aveia para fazer pão, bolos, biscoitos ou "panquecas de proteína”.   

 

Sementes de Chia

As Sementes de Chia são uma boa fonte de proteína, com apenas 2 colheres de sopa de sementes de chia secas, você pode adicionar até cerca de 3 gramas de proteína a qualquer refeição.

Elas, ainda, fornecem ácidos gordos essências (que o organismo não consegue produzir e que só pode obter a partir dos alimentos que comemos) o - ómega 3 e 6. Alguns estudos mostram que estes ácidos gordos podem ajudar a reduzir a inflamação e doenças cardíacas.

Pode utilizar as sementes de chia em várias situações, o seu sabor suave torna-as um complemento perfeito para muitos pratos (saladas, bolos, pão, sobremesas) e até mesmo para adicionar a bebidas como sumos ou smoothies ou iogurtes.

Dica: utilize como agente de gelificação totalmente natural para ajudar a fazer pudins e compotas.  

 

Cereais Integrais

Incluindo cereais feitos a partir de trigo, trigo-sarraceno, cevada, KAMUT, painço, amaranto pode aumentar a sua ingestão diária de proteína, proporcionando uma variedade de nutrientes.

Por exemplo, 1 chávena de trigo-sarraceno cozido tem mais de 5,5 gramas de proteína e 1 chávena de milho cozido tem mais de 6 gramas de proteína.

Estudos mostram que a adição de cereais integrais na sua dieta pode diminuir o risco de muitas doenças crónicas, como diabetes e doenças cardíacas.

Troque o pão branco por outro feito com vários cereais (de preferência com adição de sementes) e se estiver com “espirito aventureiro” numa refeição troque a carne por um hambúrguer de trigo-sarraceno.

 

Outras fontes:

vegan.jpg

A carne e o peixe são, sem dúvida, excelentes fornecedores de proteína e não deve exclui-los da sua alimentação, mas deve ter presente que a proteína existe em vários alimentos e a moderação e a variedade alimentar são fundamentais para uma alimentação saudável.

 

 

publicado às 18:42



Mais sobre mim

foto do autor




Esbelt Brazilian Bodywear: 10% Desconto!

Esbelt Europe

Detox Original! 10% Desconto com o código: DINORABASTOS


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog