Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Porque é importante comer de 3 em 3 horas? #Metabolismo Ativo # Emagrecer Saudável

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 10.10.15

C:\Documents and Settings\fteixeira\Ambiente de tr

 

“O grande objetivo da estratégia de se alimentar a cada 3 horas é a MANUTENÇÃO DO METABOLISMO ATIVO, o nosso corpo precisa de energia para manter suas funções em funcionamento, nosso combustível é a glicose, se não a fornecermos constantemente o organismo diminui o ritmo de trabalho para preservar as funções vitais. E, deste modo gastamos muito menos energia do que poderíamos gastar, nesta situação, ou seja, em hipoglicemia, é comprovado que nosso corpo não consegue queimar gordura e para se manter passa a queimar proteína, músculos, para garantir a manutenção das funções vitais.

 

Se a pessoa está na rua a mais de 3 horas em jejum, e a única coisa que ela tem na carteira é um chocolate, é melhor comer ou continuar em jejum?

Pensando no real objetivo da alimentação fracionada que é a manutenção do metabolismo ativo, é melhor comer um pedaço PEQUENO de chocolate (30g) que fornecerá energia para o organismo continuar a trabalhar por mais ou menos 2 horas.

Mas nunca será a estratégia ideal, muito menos para quem pretende manter ou perder peso.

 

Por que é importante que todos as refeições (refeições entende-se, também, lanchinhos da manhã ou da tarde) termos a combinação de hidratos de carbono + proteínas?

Saber fazer lanches intermediários é a chave do sucesso da manutenção do metabolismo ativo. Hoje os maiores experts em alimentação consideram os “lanchinhos”  como mini-refeições, elas devem garantir a manutenção do metabolismo ativo e serem ricas em nutrientes e devido à sua importância devem ser estrategicamente bem feitas.

Para garantir a energia, deve sempre ter uma fonte de glicose, o hidrato de carbono, porém, sabemos que os hidratos de carbono, de um modo geral, tem rápida digestão e por isso, se consumido sozinho durante o dia, provoca picos na glicemia, o que é muito desfavorável, pois, quanto mais rápido sobe a glicemia, mais insulina libertamos, a insulina por sua vez, leva rapidamente a glicose para as células do corpo causando o que chamamos de rebote: queda brusca da glicemia, em hipoglicemia, nosso mecanismo de defesa é acionado, travando o metabolismo e induzindo ao uso de proteína como fonte de energia.

A solução deste problema está em não consumir hidratos de carbono isoladamente e sim sempre associados com alimentos proteicos ou ricos em gorduras saudáveis.

Tanto as proteínas quanto as gorduras digerem lentamente, retardando a absorção da glicose, que assim, cairá na circulação gradativamente, mantendo o metabolismo ativo por mais tempo.

 

Qual a importância do metabolismo regular? E como a alimentação pode ajudar para isso?

Manter o metabolismo ativo é importante para manter o gasto energético e todas as funções do nosso corpo ativadas, por exemplo, a regeneração de tecidos como músculos e pele!

 

A pessoa deve comer a cada 3 horas mesmo sem estar com fome?

Sim, a princípio partindo do pressuposto que a pessoa faça refeições normais, sem exageros e saudáveis (baixo teor de gordura), ela deverá alimentar-se após 3 horas, é o tempo estimado de digerir, absorver e utilizar a energia consumida na refeição anterior.

A fome tem mais relação com os hábitos alimentares do que a real necessidade de energia. O nosso corpo tem uma enorme capacidade de se adaptar, se você não faz as refeições intermediárias ele não te vai pedir comida, fome, na hora que precisa.

 

E porque é “mau” ficar beliscando durante a tarde, mesmo que seja um pouquinho de cada coisa?

Porque ao “beliscar” perde-se a noção de quantidade e na grande maioria das vezes come-se muito mais do que se tivessem sido feitos os lanches regulares.

 

Qual a dica que você da para as pessoas se acostumarem a comer a cada 3 horas?

Organizar-se, levar consigo no dia-a-dia sempre algumas alternativas de lanche, se for necessário pode-se até colocar o telemóvel a despertar e colocar o hábito em prática, dia a pós dia, torna-se um novo hábito e assim torna-se uma engrenagem do bem!”

 

Boas dicas da colega :)

 

Dra. Ale Luglio (Tips4Life)

 

publicado às 16:39


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor



Detox Original! 10% Desconto com o código: DINORABASTOS


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog