Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Porque é importante comer de 3 em 3 horas? #Metabolismo Ativo # Emagrecer Saudável

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 10.10.15

C:\Documents and Settings\fteixeira\Ambiente de tr

 

“O grande objetivo da estratégia de se alimentar a cada 3 horas é a MANUTENÇÃO DO METABOLISMO ATIVO, o nosso corpo precisa de energia para manter suas funções em funcionamento, nosso combustível é a glicose, se não a fornecermos constantemente o organismo diminui o ritmo de trabalho para preservar as funções vitais. E, deste modo gastamos muito menos energia do que poderíamos gastar, nesta situação, ou seja, em hipoglicemia, é comprovado que nosso corpo não consegue queimar gordura e para se manter passa a queimar proteína, músculos, para garantir a manutenção das funções vitais.

 

Se a pessoa está na rua a mais de 3 horas em jejum, e a única coisa que ela tem na carteira é um chocolate, é melhor comer ou continuar em jejum?

Pensando no real objetivo da alimentação fracionada que é a manutenção do metabolismo ativo, é melhor comer um pedaço PEQUENO de chocolate (30g) que fornecerá energia para o organismo continuar a trabalhar por mais ou menos 2 horas.

Mas nunca será a estratégia ideal, muito menos para quem pretende manter ou perder peso.

 

Por que é importante que todos as refeições (refeições entende-se, também, lanchinhos da manhã ou da tarde) termos a combinação de hidratos de carbono + proteínas?

Saber fazer lanches intermediários é a chave do sucesso da manutenção do metabolismo ativo. Hoje os maiores experts em alimentação consideram os “lanchinhos”  como mini-refeições, elas devem garantir a manutenção do metabolismo ativo e serem ricas em nutrientes e devido à sua importância devem ser estrategicamente bem feitas.

Para garantir a energia, deve sempre ter uma fonte de glicose, o hidrato de carbono, porém, sabemos que os hidratos de carbono, de um modo geral, tem rápida digestão e por isso, se consumido sozinho durante o dia, provoca picos na glicemia, o que é muito desfavorável, pois, quanto mais rápido sobe a glicemia, mais insulina libertamos, a insulina por sua vez, leva rapidamente a glicose para as células do corpo causando o que chamamos de rebote: queda brusca da glicemia, em hipoglicemia, nosso mecanismo de defesa é acionado, travando o metabolismo e induzindo ao uso de proteína como fonte de energia.

A solução deste problema está em não consumir hidratos de carbono isoladamente e sim sempre associados com alimentos proteicos ou ricos em gorduras saudáveis.

Tanto as proteínas quanto as gorduras digerem lentamente, retardando a absorção da glicose, que assim, cairá na circulação gradativamente, mantendo o metabolismo ativo por mais tempo.

 

Qual a importância do metabolismo regular? E como a alimentação pode ajudar para isso?

Manter o metabolismo ativo é importante para manter o gasto energético e todas as funções do nosso corpo ativadas, por exemplo, a regeneração de tecidos como músculos e pele!

 

A pessoa deve comer a cada 3 horas mesmo sem estar com fome?

Sim, a princípio partindo do pressuposto que a pessoa faça refeições normais, sem exageros e saudáveis (baixo teor de gordura), ela deverá alimentar-se após 3 horas, é o tempo estimado de digerir, absorver e utilizar a energia consumida na refeição anterior.

A fome tem mais relação com os hábitos alimentares do que a real necessidade de energia. O nosso corpo tem uma enorme capacidade de se adaptar, se você não faz as refeições intermediárias ele não te vai pedir comida, fome, na hora que precisa.

 

E porque é “mau” ficar beliscando durante a tarde, mesmo que seja um pouquinho de cada coisa?

Porque ao “beliscar” perde-se a noção de quantidade e na grande maioria das vezes come-se muito mais do que se tivessem sido feitos os lanches regulares.

 

Qual a dica que você da para as pessoas se acostumarem a comer a cada 3 horas?

Organizar-se, levar consigo no dia-a-dia sempre algumas alternativas de lanche, se for necessário pode-se até colocar o telemóvel a despertar e colocar o hábito em prática, dia a pós dia, torna-se um novo hábito e assim torna-se uma engrenagem do bem!”

 

Boas dicas da colega :)

 

Dra. Ale Luglio (Tips4Life)

 

publicado às 16:39



Mais sobre mim

foto do autor



Detox Original! 10% Desconto com o código: DINORABASTOS


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog