Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Crossfit # Nutrição # Suplementação

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 01.05.15

C:\Documents and Settings\fteixeira\Ambiente de tr

 

Atualmente, a busca por modalidades que otimizem a performance e composição corporal é intensa. E, o Crossfit está no topo!

 

Uma das principais características do Crossfit é justamente promover a melhoria na condição física e, consequentemente, obter resultados expressivos na redução da gordura corporal e na modelagem da massa muscular.

 

O treino associa exercícios de ginástica olímpica, levantamento de peso e atletismo, sendo uma metodologia de treino baseado na grande amplitude de intensidades e consequentemente aumento do desempenho nos exercícios de força, velocidade, flexibilidade e agilidade. É importante salientar a necessidade da correta execução dos movimentos sob a supervisão de um profissional capacitado porque a incidência de lesões é grande.

 

Nutrição e rendimento

Em função da grande exigência física durante a execução dos exercícios, é necessário a otimização dos mecanismos de recuperação e melhora dos resultados. Afinal, a magia da transformação física acontece no repouso após um grande estímulo. Sendo assim, o nutricionista é o profissional capacitado para a correta orientação do atleta ou desportista e “peça-chave” para otimização dos resultados.

 

Suplementação, recuperação e perfomance

Dentro de um plano nutricional, a suplementação apresenta-se como um recurso ergogénico interessante. O foco dessa suplementação baseia-se na recuperação, onde suplementos como o BCAA, Whey Protein e Caseína funcionam otimizando o pretendido.

 

É bem documentado na literatura que a prática de exercícios de alta intensidade, gera microtraumas adaptativos no músculo exercitado. A suplementação de BCAA antes e depois do treino, pode minimizar os efeitos negativos dos danos musculares por favorecer a redução da lesão muscular, bem como a diminuição das dores musculares e servir como um substrato chave na recuperação muscular mais rápida.

Além disso, sugere-se que o uso de quantidades significativas de BCAA durante exercícios exaustivos pode aumentar a performance através de efeitos sobre o cérebro, ou seja, prevenindo a fadiga central.

 

Outro produto interessante que deve ser incorporado na estratégia nutricional é a Whey Protein. Em algumas marcas de suplementos, além da presença dos aminoácidos de cadeia ramificada apresenta a cisteína, aminoácido importante na síntese de uma enzima antioxidante denominada glutationa, responsável pela neutralização de radicais livres, bem como na participação de “reações de desintoxicação”. O aumento na produção de radicais livres está diretamente associado a fadiga, sendo sua modulação essencial para esse tipo de atividade.

 

Num estudo recente, avaliou-se um ganho de massa muscular mais satisfatório após o consumo simultâneo de um blend de Whey Protein adicionado de caseína. O resultado, é decorrente da inibição na degradação muscular e manutenção da síntese no período de recuperação devido a oferta constante e duradoura de aminoácidos da caseína.

 

Outra abordagem interessante e eficiente é aumentar a ingestão do suplementos ricos em em Omega 3 – EPA e DHA -. A associação desses compostos tem mostrado inúmeros benefícios como redução da inflamação, aumento do fluxo sanguíneo, melhora do sistema imune e da função cerebral. A melhora do fluxo sanguíneo e redução da inflamação são de extrema importância para a performance e consequente recuperação de atletas.

 

Leia também:

Suplementos Myprotein 

Flash NUTRITION Interview # Emanuel Silva 

Flash NUTRITION Interview # Elsa Pena

 

Fonte: Crossfit - Alexandra Feltre (tips4)

Foto: Reebok Crossfit

 

publicado às 10:20



Mais sobre mim

foto do autor




Esbelt Brazilian Bodywear: 10% Desconto!

Esbelt Europe

Detox Original! 10% Desconto com o código: DINORABASTOS


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog