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Alimentação para uma grávida saudável!

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 28.02.16

 

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A alimentação/nutrição durante a gravidez é extremamente importante para o desenvolvimento e crescimento do seu bebe e vai ajudá-la a sentir-se melhor.


Estas dicas vão ajudá-la a perceber quais os nutrientes que precisa (ou não) durante a gravidez e porquê!


. Dieta Equilibrada, Completa e variada


Concentre-se numa dieta equilibrada para garantir que você obtém todos os nutrientes que seu corpo precisa durante a gravidez. Inclua uma variedade de frutas e vegetais, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e carnes magras.


. Fibra

 

A obstipação é frequente surgir ou agravar durante a gravidez. O consumo de fibra pode ajudar a combater este sintoma.

Aponte para, pelo menos, 25 gramas de fibra por dia (alimentos ricos em fibras: frutas, legumes e cereais integrais);


. Ácidos Gordos Omega 3


O Omega 3 encontra-se em vários tipos de peixes e é importante para o desenvolvimento do cérebro do seu bebe.
Tente escolher peixes com baixo teor de mercúrio que são mais seguros para as mulheres grávidas (por exemplo, salmão);


. Alimentos Crus

Eles apresentam risco de contaminação por parasitas e bactérias. A grávida pode desenvolver um quadro de intoxicação que eventualmente pode até prejudicar o desenvolvimento e a vida do bebe.  Além disso, a procedência, higiene e data de validade devem ser observados e analisados.

Qualquer alteração representa risco!

 

. Bom aporte de Proteína


Comer alimentos ricos em proteína auxilia no crescimento do tecido fetal, incluindo o cérebro, aumenta o fornecimento de sangue e ajuda o tecido da mama e útero a crescer normalmente. Concentre-se em fontes de proteínas ricas em nutrientes, tais como carnes magras, peixes, iogurtes, leite, leguminosas e frutas oleaginosas.

 

. Hidratos de Carbono  

 

Os hidratos de carbono são um grupo de alimentos muito importante durante a gravidez

Eles são responsáveis por fornecer energia ao corpo da mãe e evitar a fadiga e o cansaço. Escolha alimentos mais integrais, que além de serem ricos em fibras e ajudarem no funcionamento do intestino, ainda evitam a formação de gordura localizada e picos glicémicos.


. Vitaminas e Minerais


Durante a gravidez “vigie” o seu aporte de vitaminas e minerais.
O seu médico pode recomendar um multivitamínico pré-natal para você tomar diariamente. Isto pode ser importante, além de uma dieta saudável, para ajudá-la a satisfazer todas as suas necessidades de nutrientes que você e o bebe precisam durante a gravidez (incluindo ácido fólico, ferro e cálcio).


. Hidratação


Durante a gravidez, você pode ter mais sede que o habitual. Isto pode acontecer porque os seus fluidos corporais estão a aumentar e o seu bebé precisa de líquidos para construir as células, fornecer nutrientes e excretar resíduos.

Tente beber pelo menos 8 copos de água por dia para atender às suas necessidades de líquidos.

A desidratação durante a gravidez pode ser perigosa, por isso, não se esqueça de beber água durante o dia.


. Cafeina


Limite o consumo de cafeína por dia.

Uma dose excessiva pode ser prejudicial para o normal crescimento e desenvolvimento do bebe.


. Álcool


Evite (NÃO BEBA) o consumo de álcool.

O álcool é considerado perigoso para as mulheres grávidas e deve ser evitado durante a gravidez.


. Ácido Fólico


Ingira alimentos ricos em ácido-fólico.

As mulheres grávidas têm uma maior necessidade de ácido fólico durante a gravidez, uma vez que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural do bebe.

Os alimentos ricos em ácido fólico são: vegetais de folhas verdes, feijão, frutas
cítricas, grãos integrais e outros alimentos enriquecidos.


Consulte sempre um profissional para elaborar um plano ajustado a si!

 

Links Relacionados: Sushi durante a gravidez é seguro?

 

 

publicado às 09:28



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