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Afinal o que são alimentos funcionais?

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 16.11.15

Alimentos-funcionais-2.jpg

Na sociedade moderna há uma crescente preocupação em manter um estilo de vida saudável, e a alimentação e o exercício físico são dois pontos-chave.

 

Todos os dias vão surgindo novas máximas, novas dietas, novos padrões de treino, que prometem uma vida mais saudável e um bem-estar pleno.

Nem sempre é tarefa fácil estar atualizado e informado com todos os novos conceitos.

 

Ultimamente, eu tenho recebido algumas mensagens a questionar “o que é uma alimentação funcional? Que alimentos podem ser considerados funcionais?”.

 

“O alimento funcional é aquele que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde. Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas”.

 

Temos vários exemplos de alimentos funcionais, deixo apenas alguns exemplos: soja e derivados, cereais integrais (aveia, centeio, cevada, farelo de trigo), tomate, uva, couve-flor e brócolos, sementes de linhaça, leite fermentado, entre muitos outros.

A Funcionais.png

 

Casca de uva, vinho tinto – Prevenção de doenças cardiovasculares;

Soja e derivados – Redução do risco de doenças cardiovasculares, alívio de alguns sintomas associados á menopausa (calores);

Brócolos, repolho, couve-flor e rabanete – Aumento da atividade enzimática (que auxiliam no combate á formação de células cancerígenas)

Tomate, goiaba e melancia – Atividade antioxidante, redução do risco de doenças cardiovasculares e proteção contra o cancro (especialmente de próstata)

Folhas Verdes – Proteção contra degeneração macular, manutenção de uma boa visão;

Linhaça – Inibição de tumores, prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças  autoimunes e inflamatórias;

Grãos integrais, frutas e legumes em geral – Melhora na saúde intestinal, redução do risco de cancro do cólon e controle do colesterol e glicemia;

Probióticos (Leites fermentados e iogurtes) – Melhora da saúde intestinal e redução do risco de cancro do cólon.

 

Todas as recomendações são gerais, não invalidam a consulta de um especialista!

 

Fontes:

“Alimentos Funcionais : Conceitos, definições, aplicações, e legislação” - Revista SPCNA

Nutrição Saudável e Pratica

 

 

publicado às 00:56



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