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A Dieta de Baixo Índice Glicémico (IG) # Perda de Peso

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 14.05.15

 

Dieta baixo IG 1.jpg

 

A dieta de baixo índice glicémico (IG) não elimina todos os hidratos de carbono mas obriga-o a pensar sobre a escolha “hidratos de carbono inteligentes" para ajudar o seu percurso na perda de peso. Legumes, batata-doce, pão integral e alguns cereais, arroz (integral, selvagem), massa integral são preferidos como alternativa ao pão branco e cereais refinados.

 

A dieta é baseada no conceito de IG, que diz que os hidratos de carbono de baixo índice glicêmico são digeridos e absorvidos mais lentamente e por isso duram mais tempo no seu organismo. Originalmente, este conceito foi direcionado para a diabetes, mas agora é muito usado em pessoas que querem perder peso.

 

A dieta do baixo IG promete:

. "O plano de 12 semanas para perda de peso, melhoria qualidade de vida, saúde e bem-estar "

. " Cientificamente provado, forma nutricionalmente equilibrada, eficaz e saudável para começar a perder peso e melhorar sua saúde geral - hoje ".

 

O livro garante que você vai sentir-se mais equilibrado e com menos vontade de comer (entre) as refeições lanches muito calóricos e despropositados, que vai reduzir o peso de uma forma mais rápida do que uma dieta de baixa gordura, diminuir a gordura corporal (não músculo ou água) e diminuir a glicose e os níveis de insulina ao longo do dia.

 

Escrito pela equipa profissional do pesquisador internacionalmente reconhecido, cientista australiano Professor Jennie Brand- Miller, que também é um líder na nutrição e fitness, este livro é um plano de dieta prática e equilibrada, que também abrange as “gorduras boas”, proteína e açúcar moderado. Pois, o açúcar não é proibido, mas incorporado em receitas de sobremesas em pequenas quantidades.

 

O livro diz que os “hidratos de carbono de baixo IG produzem apenas subidas suaves de glicose no sangue e insulina. E, a redução dos níveis de insulina não é apenas um ingrediente-chave na perda de peso, mas também o segredo da saúde a longo prazo".

 

E, afinal como se faz a Dieta do baixo IG? É fácil de praticar?

 

No geral, a dieta é saudável e fácil de seguir. Não há nenhuma necessidade para refeições especiais, toda a família pode comer estas refeições. Após 12 semanas de dieta, você diz: "Faço esta dieta para a uma Vida melhor"!

 

O livro apresenta 12 semanas de menus, como parte de um plano de ação que inclui uma meta de alimentos, exercícios, de atividades e um alimento para o pensamento.

 

Um exemplo de um dia da semana:

 

Pequeno-almoço: Pão integral com manteiga de amendoim e um copo de sumo de fruta;

Meio-Manhã: Iogurte magro

Almoço: Rosbife com centeio acompanhado com tomate e couve

Meio da tarde: Queijo magro (reduzido teor de gordura) com uma maçã e bolachas integrais

Jantar: Filetes de peixe branco cozido com salsa picada. Servido com espinafres picados e limão, abóbora amarela, cenouras e batata-doce

Sobremesa (ou antes de deitar): Iogurte magro

 

O livro, ainda, contempla um plano de manutenção de peso para reduzir a probabilidade de recuperar o peso perdido. É uma seção recheada de conselhos práticas sobre o tamanho da porção, comer fora de casa, o combate á fome emocional e exercício físico. Cada um de nós deve adotar a dieta mais indicada às nossas características individuais, estilo de vida e preferências alimentares.

 

Esta dieta pode contribuir para o sucesso no emagrecimento, mas procure sempre um profissional de saúde que o oriente e ajude neste processo!

 

Esta dieta tem alguns pontos positivos: é uma dieta variada, não faz restrições de grupos de alimentos e com o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico é possível controlar melhor os níveis de glicose sanguínea.

Mas, de salientar que ainda existe alguma controvérsia sobre esta dieta.

Por exemplo, diversos fatores interferem na resposta glicémica dos alimentos, de acordo com a origem do mesmo, como cultivo, processamento, teor de fibras.

 

Procure um profissional que o possa elaborar um plano personalizado e totalmente adaptado aos seus objetivos e necessidades.

 

Go Healthy ;)

 

Fonte: The Low GI Diet Weight Loss Plan by Jennie Brand-Miller, Kay Foster-Powell & Joanna Mcmillan  (Hachette 2011).

 

 

publicado às 17:18



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