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Cuidar da saúde da sua pele! # Dr.ª Rita Murad

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 27.04.16

Para ter uma pele bonita e cheia de vida, é preciso ter alguns cuidados simples no dia a dia e eliminar práticas pouco saudáveis.

Pedi á Dr.ª Rita Murad para vos deixar algumas recomendações :)

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Cuidar da saúde da sua pele – os básicos

 

Para ter uma pele saudável e bonita precisa ter alguns cuidados essenciais. Nunca é demais insistir neste tema, não adianta investir em cosméticos caros e não fazer o básico. Na minha vida profissional, continuo a deparar-me com falhas essenciais no cuidado da pele, neste campo não existe milagre mas sim rotina. Na minha opinião, aqueles básicos que continuam a ser muito negligenciados, apesar de simples, são:

 

- LIMPAR – Aplicar produtos numa pele sem limpar antes, não melhora nada, pode até piorar. Dormir com maquilhagem é um crime para a sua pele que vai regenerar-se cheia de impurezas;

 

- PROTEÇÃO SOLAR TODO O ANO – e não adianta aquele spf 15 da base ou creme hidratante. Proteção solar é com spf superior a 30 e com a aplicação de uma camada generosa (cada vez mais existe no mercado produtos indicados e mais confortáveis para o dia a dia). Lembrar de proteger também as mãos;

 

- O PESCOÇO FAZ PARTE DA CARA – Estender todo o regime até à zona do decote é essencial;

- ADAPTAR OS COSMÉTICOS À SUA PELE – Cada pessoa é única, a oferta de linha de produtos mescláveis entre si é cada vez maior, permitindo uma personalização do tratamento. Não esquecer que a pele e sua necessidade mudam, até mesmo nas diferentes alturas do ano;

 

- DESINFECTAR – Tudo que entra em contacto com a sua cara, quer seja o telemóvel, as mãos ou a fronha da sua almofada (que deve ser preferencialmente de seda);

 

- NÃO USAR CREME DE NOITE DURANTE O DIA – Princípios ativos fortes não devem ser usados juntamente com exposição solar;

 

- HIDRATAR – Água é fundamental. A beleza vem de dentro e sua pele vai reflectir isso. Fazer aquele esforço para beber 1,5L de água por dia vai compensar (dar preferência a água com pH elevado);

 

- RECORRER A TRATAMENTOS PROFISSIONAIS MÉDICO-ESTÉTICOS - quer seja uma simples limpeza de pele, um Peeling químico ou aplicação injectável de vitaminas e minerais (Mesoterapia), a Medicina-Estética oferece uma ampla variedade de procedimentos que fazem bastante diferença na saúde da sua pele. É importante não ter medo de perguntar e informar-se quais os tratamentos adequados a si.

 

Pequenos hábitos, fáceis de adquirir, fazem toda a diferença na saúde e aspeto da sua pele. Cuide de si, afinal a sua pele irá acompanhá-la o resto da sua vida.

 

Dr.ª Rita Murad

 

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Dr.ª Rita Murad

 rita murad - instagram

publicado às 17:10

Matcha # Um Poderoso Chá (Verde) # Emagrecimento

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 24.04.16

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O chá preto, o branco e o verde (e o matcha) vêm da mesma planta, a Camellia sinesnsis. O que os distingue é o método de preparação e maturação das folhas.

 

O chá de Matcha é elaborado com as folhas mais novas e tenras do chá verde, vindas de plantações protegidas do sol. Depois de colhidas, as folhas são trituradas muito lentamente num moinho de pedra, até que sejam reduzidas a pó.

 

O chá Matcha é mais concentrado que muitos outros e, por isso os resultados são alcançados mais rapidamente. Além de acelerar o metabolismo é um ótimo antioxidante, que melhora a concentração e diminui a ansiedade. É composto por uma substância chamada L-Teanina, que modula o neurotransmissor gaba, principal inibidor de nosso sistema nervoso.

 

Para preparar basta colocar a água quente sobre ele e misturar bem.

Tem um sabor característico, fresco e a natureza.

 

O  matcha emagrece?

 

O Matcha possui as catequinas na sua composição, substâncias que apresenta algumas evidencias na perda de peso.

 

Um estudo publicado em 2005 no American Journal of Clinical Nutrition, onde foram avaliados os efeitos dos chás que possuíam catequina e cafeína na composição para o emagrecimento demonstrou que os homens que beberam o chá verde com altas doses de catequina conseguiram eliminar mais peso do que os que tomaram uma bebida com baixas quantidades da substância, enquanto os primeiros perderam aproximadamente 2,5 kg, os outros diminuiram apenas cerca de 1,3 kg.

 

Outra pesquisa demonstrou que homens saudáveis que consumiram a bebida durante treino de intensidade moderada tiveram um aumento de 17% na taxa de queima de gordura.

 

Por ter um efeito diurético, o chá matcha contribui para a diminuição da retenção de líquido no organismo, ajudando na perda do excesso e eliminando o “inchaço” em algumas regiões do organismo.

 

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, também, revelou que o consumo do chá verde contribui para que o metabolismo seja estimulado proporcionando uma “queima de gordura” mais eficiente.

 

No entanto, o Matcha não é uma solução milagrosa.

Se pretende perder peso deve adoptar um estilo de vida saudável, com mudança nos hábitos alimentares e não esquecer o exercício físico ;).

O caminho nem sempre será fácil, mas é o caminho certo!

 

 

publicado às 23:55

Pão de Matcha # Sem Gluten # Receita

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 24.04.16

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 Pão de Matcha # Sem Gluten

 

Ingredientes:

 

. 2 Bananas muito maduras

. ¼ Chávena de farinha de aveia

. ¾ Chávena de farinha de amêndoa

. 2 Ovos grandes

. 3 Colheres de sopa de pó matcha

. ½ Chávena óleo de coco

. 1 Colher de sobremesa de mel

 . ½ Chávena de nozes (opcional)

 

Modo de Preparação: 

. Pré-aqueça o forno a 280º;

. Unte uma forma com o óleo de coco;

. Numa liquidificadora coloque todos os ingredientes líquidos e misture bem;

. Adicione as bananas e os restantes ingredientes e triture até obter mistura homogénea;

. Coloque o preparado na forma e leve ao forno durante 25 a 30 minutos. 

 

Pode servir ;)

publicado às 17:25

Pudim de Chia com Aveia

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 24.04.16

 

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Pudim de Chia com Aveia # Receita

 

 

Ingredientes:

. 1 Iogurte Magro sem lactose

. 50ml de Leite Magro sem lactose

. 20g de Flocos de Aveia

. 1Colher de Sopa de Semente de Chia

 

Modo de Preparação:

. Juntar todos os ingredientes num recipiente, misturar bem e colocar no frigorífico pelo menos uma hora (ou durante a noite).

Está pronto a servir.

 

Nota: Também pode servir como sobremesa e/ou acrescentar frutas a gosto!

publicado às 16:16

Dia Detox # Planifique o Cleansing

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 24.04.16

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Um Plano Detox deve ser feito com consciência e de uma forma saudável!

Para ter melhores resultados deve planear e planificar o “cleasing”, só assim o seu organismo vai beneficiar na totalidade de um Plano Detox!

 

Deixo aqui algumas dicas da Drink6!

 

Antes do plano detox

A preparação para a dieta detox é importante para otimizar os efeitos do cleansing. Não é aconselhável submeter o organismo a um ritmo acelerado e reduzi-lo drasticamente no dia seguinte. Além disso, uma preparação inadequada pode fazer com que a eliminação de toxinas provoque efeitos secundários incómodos (ex.: dor de cabeça).

Para otimizar os resultados, no dia anterior a iniciar a dieta, elimine por completo a carne, o álcool, o tabaco e o café (se conseguir antecipar mais dias, melhor). O café pode substituir por chá (em especial pelo verde). O ideal é que no dia anterior reduza a sua dieta a legumes e frutas (legumes fervidos, uma salada verde e fruta de sobremesa) e que beba muita água.

Durante o plano detox

Esta parte é mais fácil, porque com o programa detox da Drink6 a única coisa que tem de fazer é tomar os sumos pela ordem indicada. Só os sumos, sem nenhum alimento adicional. A única coisa que pode beber para além dos 6 sumos é chá verde ou outro tipo de infusão (nunca café). È claro que, além de prescindir da comida sólida, evite o tabaco (está a eliminar toxinas!), refrigerantes, pastilhas, etc.  E sim, deve beber muita água, ajuda a eliminar mais toxinas.

Para melhorar os efeitos do cleansing e depurar mais o organismo pode realizar atividades que contribuam para a eliminação de toxinas. É importante que nos dias de plano detox faça desporto com moderação (assim elimina toxinas pelo suor, aumenta a mobilidade e tonifica o corpo); pode fazer um clister, ou fazer uma massagem depurativa com uma boa esfoliação.

Se vir que precisa de comer algo sólido e não aguenta mais (mas tente evitar), coma uma peça de fruta cortada (ex.: maçã) ou legume cru (ex.: cenoura). Sempre algo cru e 100% natural.

Depois do plano detox

Como no início da dieta detox, o final também deve ser progressivo. Se comer muito ou beber álcool no dia seguinte, o seu corpo vai ressentir-se.

O processo ideal é ir introduzindo os alimentos sólidos pouco a pouco. Pelo menos durante o dia seguinte, continue a comer só vegetais e frutas (podem ser em puré ou creme também e não coma carne nem fume).

 

Para saber mais:

Drink6

Drink6 Portugal

 

publicado às 15:52

Barra de Cereal # Receita

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 18.04.16

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Barritas de Cereal, quem não gosta?

 

Receita de Barra de Cereal


Ingredientes:


. 2 Chávenas chá de aveia em flocos
. 2 Claras
. 1 Chávena de café de ameixas secas (pode colocar outras frutas secas)
. 1 Colher de sopa de sementes variadas
. 1 Banana
. 2 Colheres de sopa de mel


Modo de Preparação:


. Coloque todos os ingredientes num recipiente e misture bem.
. Unte uma forma e coloque a massa delicadamente sobre ela, espalhando com uma colher.
. Corte as barrinhas antes de levar ao forno.
. Coloque no forno, pré-aquecido a 180 – 200 graus durante cerca de 15 a 20 minutos.
. Retire as barrinhas da forma somente quando estiverem frias.


Nota: A receita é para cerca de 15 doses.

 

publicado às 23:57

Treino Personalizado

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 17.04.16

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No início do ano estabeleci um objetivo “Correr uma Meia-Maratona”. Realista das minhas capacidades e consciente da preguiça que não me larga, decidi procurar um PT que me ajudasse a tornar este percurso mais fácil e mais rápido. E, sem duvida que sem um treino personalizado e adaptado a mim tudo seria mais difícil.

 

O treino personalizado é um conceito que se tem vindo a crescer nos últimos anos. Com a ajuda de um personal trainer (PT) é possível ter um treino mais adequado a si, mais motivador e com resultados mais rápidos.

 

Se há alguns anos atrás o personal trainer era uma realidade apenas para alguns, hoje em dia é um serviço que se generalizou a todas as idades, objetivos e que está mais acessível ao orçamento dos portugueses. A oferta deste serviço é atualmente comum à grande maioria dos ginásios, existindo além disso empresas vocacionadas para o conceito de treino personalizado/acompanhado que o disponibilizam ao domicílio ou em espaços ao ar livre.

 

Afinal o que tem de especial o treino personalizado?

Adequado a todas as pessoas (população saudável, população clínica, atletas), o treino personalizado permite uma planificação cuidada e detalhada por um profissional da área ajustada às características, necessidades e objetivos específicos de cada pessoa.

Todos nós temos objetivos diferentes (aumento de peso, perda de peso, aumento de massa muscular) que devem ser respeitados aquando da preparação do treino.

 

Um treinador pessoal é uma ótima alternativa para quem:

. Pretende abandonar o sedentarismo e iniciar a prática de exercício físico mas não sabe como começar.

. Tentou de tudo sem sucesso para perder peso.

. Tem algum problema de saúde específico.

. Procura obter o rendimento máximo nos seus treinos.

. Não consegue encontrar motivação para treinar sozinho.

 

As vantagens do treino acompanhado:

– Treino à medida e com resultados rápidos: sendo orientado para as características específicas de cada um, através do treino personalizado será mais fácil e rápido alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Para quem já treina habitualmente mas não vê os resultados pretendidos, o conhecimento de um treinador pessoal permitirá potencializar o treino, através de estímulos e metodologias de trabalho diferentes.
– Permite corrigir erros: sob a supervisão do personal trainer, serão corrigidos os erros de execução técnica dos exercícios, privilegiando-se a correção postural de forma a evitar lesões e padrões posturais prejudiciais.
– É mais seguro: a intensidade e volume do treino são monitorizados com base nos conhecimentos do treinador, tendo em conta a condição física e tipo de objetivos que pretende alcançar.
– É mais facilmente quantificável: as reavaliações periódicas da composição corporal e capacidades físicas permitem analisar a evolução em todos os parâmetros e reajustar o treino de acordo com os objetivos traçados.
– É mais motivador: o personal trainer contribuirá para evitar a rotina e monotonia dos treinos, diversificando o trabalho desenvolvido e levando-o a sentir-se mais motivado e a não desistir.
– É mais ajustável ao tempo disponível: cada treino é agendado de acordo com a sua disponibilidade. Em conjunto irão encontrar estratégias para gerir o tempo, de forma a atingir a regularidade necessária para atingir resultados.

 

Senão consegue atingir os seus objetivos, se sempre que decide treinar desiste rapidamente, experimente um treino personalizado com bons profissionais (não se vai arrepender).

 

Deixo 3 contactos que recomendo:

Bruno Gonçalves - Personal Trainer!

 

TeamFit! para treinos personalizados on-line!

Espaço Saude! Ginásio com excelentes Profissionais que o podem ajudar a encontrar o treino mais indicado para si!

 

Texto adaptado: AdvanceCare

 

publicado às 18:36

“Adeus Fome!” # Alimentos para o ajudar a sentir-se saciado por mais tempo!

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 04.04.16

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A pior parte no processo de perda peso é o sentimento de privação e a sensação de “fome” (física ou emocional). E, quando você está com fome tende a comer demais, e muitas vezes escolhe os alimentos errados.

 

Eu nunca fui um fã de dietas rígidas, e ao longo dos anos, tenho confirmado que é mesmo fundamental desenvolver hábitos alimentares saudáveis (ou melhor, UM ESTILO DE VIDA saudável) para conseguir sustentar uma perda de peso.

 

Para perder peso você não tem que comer porções miseráveis às refeições e "viver" amargurado!

 

Você deve aprender a comer os alimentos certos que contêm nutrientes que o ajudarão a sentir-se saciado e completo.

 

Os alimentos ricos em fibras e proteínas são uma excelente opção, pois ajudam a manter a sua fome “afastada por mais tempo”!

 

Papa de Aveia

Começar o dia com uma malga de papas de aveia é uma ótima maneira de não sentir fome precocemente.

A aveia contém uma mistura de fibras solúveis e insolúveis, que tanto é bom para o seu coração, como ajuda afastar a “sensação de fome”.

Uma pesquisa que comparou os efeitos de aveia e flocos de milho na sensação de saciedade e fome revelou que os indivíduos com excesso de peso sentiram-se mais satisfeito após o consumo de aveia (eles também comeram menos no almoço).

Pode confecionar aveia com água, leite magro ou bebidas vegetais e tem um delicioso e nutritivo pequeno-almoço.

 

Leguminosas

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2016 o Ano Internacional das Leguminosas.

As leguminosas (ervilhas secas, feijão, lentilhas, grão de bico, …) são boas fontes de proteína e têm alto teor de fibras vegetais, uma combinação fantástica de nutrientes para ajudá-lo a se sentir completo e até mesmo ajudar na perda de peso.

As leguminosas são uma alternativa de proteína para vegetarianos, contêm ainda nutrientes como o ferro, ácido fólico, magnésio e potássio.

Tente incorporar as leguminosas na sua dieta. Você pode desfrutar de uma sopa feita com grão-de-bico ou uma salada de feijão. Pronto para incorporar mais leguminosas na sua dieta? Há receitas maravilhosas ;)

 

Iogurte Grego

O iogurte grego é um ótimo alimento para incluir na sua dieta, sacia e conforta.

É rico em proteínas e uma boa fonte de cálcio e vitamina D.

Apenas uma ressalva: escolha os que não são carregados de açúcar adicionado.

Uma sugestão: iogurte natural e adicione frutas frescas, oleaginosas ou sementes.

 

Nozes

Precisa de um lanche saudável, saciante e energético? Escolha as nozes.

A proteína, as fibras e a gordura das nozes proporcionam uma sensação de completo e “satisfeito” e ajuda controlar de um modo mais eficaz a ingestão de alimento nas refeições seguintes.

Estudos mostram que a inclusão de uma porção de nozes (cerca de um punhado) na sua dieta pode, realmente, prevenir o ganho de peso e, possivelmente, até mesmo promover a perda de peso, desde que você controle para as calorias totais.

 

Quinoa

A quinoa contém uma variedade de vitaminas e minerais, incluindo ferro, magnésio, potássio e vitamina E, bem como proteínas e fibras, uma combinação vencedora para ajudá-lo a sentir-se saciado por muito tempo.

 

publicado às 16:13

Men's Health Portugal # Abril

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 03.04.16

 

 

 

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publicado às 20:07

Programa Consultório # Porto Canal

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 03.04.16

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Com a querida apresentadora Rute Braga!

Agradecimento especial Castigo E Delito Fashion Store!

 

 

publicado às 20:02

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