Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Kefir # O que é?

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 10.03.15

kefir2.jpg

O que é o Kefir?

 

É uma bebida ligeiramente azeda, com uma textura cremosa e uniforme, obtida através da fermentação do leite em grãos de kéfir, que se assemelham a uma massa branca e gelatinosa.

 

Ou seja, é um probiótico formado por uma colónia de microrganismos, como os LACTOBACILLUS caucasus, Leuconostoc, Acetobacter e Streptococcus, e LEVEDURAS benéficas ao organismo, como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que ajudam no combate às bactérias e leveduras patogênicas (que geram doenças).

Quando o kefir entra em contato com algum tipo de leite, ocorre um processo de fermentação, ficando muito parecido com um iogurte. Porém, ao contrário do iogurte, o kefir tem maior diversidade de colônias de bactérias e mais efeitos terapêuticos ao organismo.

Esse leite pode ser de vaca, cabra ou ovelha, ou ainda até as bebidas vegetais, como a de coco ou arroz. Existe também o kefir de água e açúcar mascavado, que possui menos microrganismos, mas ainda assim é ótimo para a saúde.

Em resumo, estas colônias de microrganismos seguros consomem a lactose, sintetizam o ácido láctico e outras enzimas, modificam os sais de cálcio, e assim se tornam prontas para o consumo.

 

De onde vem o Kefir e como conseguir um Kefir?

Há relatos históricos do uso do Kefir por muitas gerações de séculos passados, principalmente na Asia e Leste Europeu, e em muitas culturas eram e ainda são considerados “joias terapêuticas”.

Atualmente, você pode conseguir uma doação dos grãos pela internet ou através dos amigos que cultivam o kefir em casa.

 

Quais os benefícios do Kefir?

· Equilibra e restabelece a flora intestinal eliminando as bactérias “más” e aumenta as bactérias protetoras;

· Diminuição do colesterol LDL;

· Melhoria do sistema imunológico aumentando a resistência às infeções;

· É um poderoso anti-inflamatório natural;

· Diminui a intolerância à lactose e seus sintomas, pois sintetiza ácido láctico e melhora a digestibilidade da lactose. Segundo um estudo realizado em 2007, na Universidade de Brasilia, os filtrados de Kefir possuem teores ínfimos de lactose, quase nulos;

· Há uma grande quantidade de triptofano, um aminoácido que ajuda no controle de ansiedade e depressão;

· Diminui crises de herpes;

· Reduz o quadro de candidíase de repetição;

· Tem potente ação na prevenção do aparecimento de células cancerígenas. Estudo feito no Japão mostrou melhora significativa do tratamento de diferentes tipos de cancro em pessoas consumidoras de Kefir;

· Ajuda no tratamento de micoses;

· Por ser rico em Biotina, melhora a queda dos cabelos e favorece seu crescimento saudável;

· Também é rico em proteínas de alto valor biológico, que tem ótima absorção pelo organismo.

 

Como manter o Kefir "vivo"?

Para a preparação, basta adicionar os grãos de kefir ao leite escolhido e armazenar corretamente. Após a fermentação (24 horas), o leite tem que ser coado. Adiciona-se mais leite para que o processo continue e assim por diante.

Conforme eles vão sendo cultivados, eles vão aumentando de tamanho e quantidade. Por isso é que eles são tradicionalmente doados.

 

Como consumir o Kefir?

O ideal é consumir pela manhã, em jejum, e esperar alguns minutos para tomar o pequeno-almoço. Caso isso não seja possível, pode adicionar em cereais ou frutas, como se fosse um iogurte.

Fonte: Mariana FA

publicado às 23:22

"O pão engorda?" # Receita de Pão Integral com Sementes de Chia

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 08.03.15

Pão com sementes Chia.jpg

O pão é um alimento que está enraizado nos hábitos alimentares dos Portugueses.

E, eu sou viciada.

Hoje deixo-vos uma receita de pão integral com sementes de chia e sem glúten!

Já experimentei várias receitas, mas esta é a minha preferida :)

 

Receita de Pão da Nó

 Ingredientes:

. 2 Ovos

. 180ml de água

. 3 Colheres de sopa de chia

. 2 Colheres de sobremesa de azeite

. 2 Chávenas de farinha de arroz integral

. 1 Colher de café Flor de Sal

. 1 Colher de café de fermento

 

Modo de Preparação:

. Bata tudo junto;

. Coloque na forma de pão ou bolo inglês;

. Deixe descansar por 30 minutos.

. Leve ao forno pré aquecido a 180º C e espere alguns minutos, até que ele fique douradinho e crescido.

 

Ahhh…. “O pão engorda?”

Engorda… SE FOR EM EXAGERO.

 

Boa semana**

 

publicado às 22:04

Flash NUTRITION Interview # Elsa Pena

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 04.03.15

Elsa Pena 4.jpg

elsa pena 7.jpg

B.I.

Idade: 37 anos

Peso: 50 kg

Altura: 161,5 cm

Profissão: Treinadora pessoal

 

Como nasceu a tua paixão pelo fitness?

O desporto sempre esteve presente desde a minha infância. Comecei a fazer musculação por volta dos 20 anos, sempre gostei de me sentir bem, e vi na modalidade um desafio.

 

Qual é o teu ritual de treino?

 Sou preparada pelo Prof. Jose Maria Garcia Garcia, neste momento vou retomar os meus treinos de força, treino de 2ª a 6ª-feira, sábado e domingo são dias de pausa.

 

Quando e porque tornas-te profissional (e já com bastantes prémios) na modalidade “bikini fitness”?

Sempre fui muito competitiva, faz parte da minha natureza. Gosto de desafios, traçar metas e objectivos. Em 2013, antes de iniciar este meu percurso fui ao Arnold Classic Europe para perceber a linha Bikini Fitness, constatei que era a categoria certa para mim. Ana Fragoso atleta Bodyfitness, na altura a nossa top em Bikini Fitness mostrou-me que era possível e abriu-me as portas para o meu sonho. Com luta e dedicação conquistei algumas taças: Campeã Nacional, Vencedora Overall Portugal Classic, Top 6 masters Arnold Classic Europe, Top 5 World Cup, entre outras. Aprendi sempre muito a cada passagem.

 

Como é a tua relação com o corpo?

Para mim, é uma questão de saúde a todos os níveis. “Mens sana in corpore sano”.

 

Principais cuidados de beleza? Gostas de tratamentos estéticos? Fazes algum?

Não me deito sem limpar a pele, e durante o dia uso sempre um creme á base de Vitamina C. Antes de cada competição passo sempre pelas mãos do Dr. Vitor Figueiredo na Clínica Milénio, faço um tratamento regenerador a todos os níveis, de imagem e auto estima. A categoria Bikini Fitness não é só físico, é beleza facial, cabelo, prestação em palco, é um todo. É toda a boneca como costumo dizer. Assim sendo, maximizo sempre as minhas performances.

 

Já recorreste à cirurgia estética/plástica?

Já. Sou a favor do equilíbrio e harmonia na cirurgia estética/plástica. Recentemente fiz uma substituição de próteses com o Drº Ângelo Rebelo na Clínica Milénio. Um profissional extraordinário com uma equipa fantástica, ao qual agradeço por me fazer sentir tão bem.

 

Tens algum cuidado com a alimentação?

Sempre tive, foi-me transmitido pelos meus pais uma alimentação saudável. No entanto o cuidado agora é redobrado como atleta.

 

3 Alimentos que evita (e porque)? 3 Alimentos que tem sempre em casa (e porque)?

A alimentação é a base para o meu sucesso, por conseguinte, evito os açúcares, fritos, gorduras trans, “junk food”, e o sal. Tenho sempre em casa, claras de ovo, manteiga de amendoim, peixe, carne branca, tento ter sempre tudo o que entra na minha dieta. Ter disciplina em toda a organização da dieta é fundamental para os meus resultados.

 

Tens um padrão alimentar constante ou todos os dias são diferentes? 

Dentro dos alimentos que entram no meu plano alimentar vou variando, tenho uma pequena margem de manobra, (rsrsrsrsrs). Por ex: ao jantar, um dia como carne vermelha, outro salmão, ou pescada. Em relação aos hidratos de carbono, tenho 3 opções: batata-doce, massa integral e arroz basmati. Deste modo, evito a saturação torna-se mais fácil, e tal permite-me ao longo do ano manter a dieta.

 

Fazes alguma suplementação?

Faço. Os principais, Vit. C, multi-vitamínico, proteína, Bcaa e glutamina, tudo Cyborgtech Nutrition a marca que me patrocina. São importantíssimos para reforçar o meu sistema imunitário, como fonte de energia, recuperação, reparação e reconstrução dos tecidos muscular, no ganho de massa magra.

 

Algum mito “alimentar” que queiras partilhar?

“Comer carboidratos depois das 18h, engorda”. Engordar e emagrecer é uma conta matemática entre o que se ingere e o que se gasta. Quando ingerimos menos calorias e aumentamos o nosso gasto calórico, o peso reduz.

 

Quando exageras na alimentação tens algum truque para voltar “á linha”?

Por norma, ao domingo faço sempre o meu “dia do lixo”. É um dia estratégico que como o que me apetece sem culpas, sem frustrações. Os benefícios físicos e fisiológicos são grandes.

 

Um sonho: Nr. 1 Masters Bikini Fitness

 Um objetivo profissional: (o mesmo)

 Um momento inesquecível (desportivo): Top 6 Masters Bikini Fitness Arnold Classic Europe;

Top 5 World Cup

 Prato preferido: Caril e bacalhau com natas

 Perdes a cabeça com: Chocolate

 Um lema de vida: “Nunca desista dos seus sonhos”; “Doing what you like is freedom, liking what you do is happiness”; ;)

 

Elsa Pena 5.jpg Vencedora Campeonato Nacional

 

Elsa Pena 2.jpgVencedora Overall Portugal Classic

 

Elsa Pena 1.jpg Top 6 Arnold Classic Europe

 

Elsa Pena 3.jpg

 

 

publicado às 19:58

Triglicerídeos # O que são? # Dieta

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 04.03.15

alimentos-para-diminuir-triglicerides.jpg

Apesar de serem vistos como vilões, os triglicerídeos são essenciais ao normal funcionamento do organismo, sendo uma das suas principais função regular a reserva de energia.

Os triglicerídeos presentes no nosso corpo podem ser adquiridos através da alimentação ou produzidos pelo nosso próprio organismo pelo fígado. Os triglicerídeos são importantes, pois servem como reserva energética para os momentos de jejum prolongado ou alimentação insuficiente.

 

O que são os triglicerídeos?

Os triglicéridos são a forma de gordura mais comum do nosso organismo, sendo usados ​​para fornecer energia para o organismo. Quando a quantidade de triglicerídeos é elevada, eles são armazenados no tecido adiposo (gordurinhas).

Quando você "armazena" aquelas gordurinhas pelo corpo, como nos quadris ou na barriga, você na verdade está armazenanar os triglicerídeos que estão em excesso.

Os triglicéridos estão presentes em vários alimentos comuns da nossa dieta, mas em grande parte é produzida pelo nosso fígado. Quando comemos hidratos de carbono em excesso (doces, massas, pães, etc.), o fígado utiliza os açúcares a mais e transforma-os em triglicerídeos, para que eles possam ser armazenados no tecido adiposo, servindo como reserva energética.

 

Uma dieta rica em gorduras saturadas e hidratos de carbono é um importante fator de risco para hipertrigliceridemia. Pessoas com triglicerídeos elevados devem evitar o consumo regular de:

– Refrigerantes ou qualquer outra bebida rica em açúcar
– Bebidas alcoólicas
– Doces
– Chocolate
– Pão
– Biscoitos
– Massas
– Pizzas
– Batata
– Sorvetes
– Tortas
– Bolos
– Queijos gordos

 

Quando for às compras, procure ler as informações nutricionais no verso de cada alimento e evite produtos ricos em (açucares):

– Sacarose
– Glicose
– Frutose
– Xarope de milho
– Maltose
– Melaço

 

A lista de alimentos acima está longe de ser completa. Qualquer alimento rico em hidratos de carbono e/ou gorduras saturadas pode aumentar dos triglicerídeos.

 

Dieta para baixar os triglicerídeos

 

Deve evitar alimentos ricos em hidratos de carbono e gorduras.

Dê preferência a alimentos ricos em fibras (fruta e legumes), peixes e alimentos ricos em gordura insaturada e pobre em gorduras saturadas.

Escolha pão, bolachas e cereais que contenham aveia, grãos integrais, cevada, milho, arroz como primeiro ingrediente.

Dê preferência ao arroz integral e às massas à base de trigo integral.

Nas bebidas, evite o álcool e os refrigerantes e opte por leite magro.

Quando pensamos em baixar o “mau” colesterol (LDL) o mais importante é evitar alimentos gordos. Quando pensamos em baixar os triglicerídeos, limitar o consumo de hidratos de carbono e calorias é o mais efetivo.

 

Sugestão da nutri:

sumo ananas chia.jpgSumo de laranja e abacaxi, sementes de chia e pitada de hortelã!!

Fibras, ómega 3, vitaminas e minerais :)

 

 

publicado às 11:21

O açúcar é uma droga? Um vício? Como reduzir (e parar) a “ansiedade do açúcar”?

por Diário de uma Magra by Dinora Bastos, em 01.03.15

sugar-is-addictive1.jpg

A menos que sua dieta seja desprovida de alimentos processados, provavelmente você come muito mais açúcar do que pensa! E, isto é uma má notícia se está a tentar reduzir a “ansiedade do açúcar”.

 

A palavra grega para o açúcar provém de uma raiz hebraica que significa "intoxicante." Os gregos e romanos reconheciam o açúcar como uma droga.

Na Europamedieval, o açúcar foi guardado a sete chaves por boticários. As civilizações antigas sentiram,intuitivamente, o que a nossa tecnologia moderna e sofisticada mostra: o açúcar é viciante. De fato, alguns estudos sugerem que é quatro vezes mais viciante que ocrack. Pois, o açúcar acende os centros do prazer do cérebro, como qualquer outra substância viciante ou comportamento destrutivo.

Eliminar o açúcar pode ser uma das coisas mais difíceis de fazer (e se calhar que nunca o vai fazer), mas será também uma das mais gratificantes.

O consumo de açúcar está relacionado com a obesidade, a diabetes, e com a maioria das patologias que afetam a sociedade atual (incluindo a artrite, doenças cardíacas e o cancro).

 

Aqui ficam algumas estratégias para o ajudar:

 

. Beba muita água. Manter-se bem hidratado vai ajudar o seu corpo a reduzir o “hábito do açúcar”.


. Faça uma lista de todas as razões que você quer obter mantendo o açúcar fora de seu organismo. A lista pode incluir a pele mais clara, melhora do humor, aumento de energia, perda de peso, tudo o que é importante para si. Leve esta lista consigo e consulte-a quando é tentado.


. Coma alimentos integrais. Os alimentos processados e muito refinados são bombas de açúcar.

 

açucar.jpg

Vamos começar uma semana sem açúcar?

 

Leia também:

http://dinorabastos.blogs.sapo.pt/39012.html

 

publicado às 12:53

Pág. 2/2



Mais sobre mim

foto do autor




Esbelt Brazilian Bodywear: 10% Desconto!

Esbelt Europe

Detox Original! 10% Desconto com o código: DINORABASTOS


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog